A compreensão sobre o significado do turnover e sobre o impacto que ele pode gerar na empresa representa uma grande vantagem estratégica. Os empreendimentos precisam saber como engajar seus funcionários mais criativos para não correr o risco de perdê-los para a concorrência.

Para implementar estratégias que sejam realmente eficientes em relação à redução da rotatividade, é fundamental entender a essência, a aplicação e o cálculo do turnover. É preciso também ter conhecimento sobre as suas causas e os seus riscos, e a partir daí desenvolver soluções táticas que evitem essa rotatividade.

Descubra agora o que é o turnover e qual o seu impacto nas empresas.

O que é turnover

Turnover é um termo em inglês que significa rotatividade. Se trata de um índice que mensura a entrada e a saída de empregados em uma empresa. Essa taxa é extraída de um cálculo que demonstra a movimentação de colaboradores no empreendimento. Ela pode variar conforme o setor de atuação do negócio, e tende a ser maior no comércio.

O termo parece simples, mas fazendo uma análise mais profunda, percebemos que o entra-e-sai de profissionais pode ter consequências bem complexas para o negócio. Não adianta apenas olhar para o número, é preciso contextualizá-lo com as decisões tomadas pela empresa em um determinado período.

Porque, se a sua empresa estiver em expansão, o normal é que muitos profissionais estejam sendo contratados naquele período. Mas, se por exemplo, você está contratando porque muitos colaboradores estão pedindo demissão, existe algum fator que está errado e precisa de ajuste urgente.

A fórmula que costuma ser mais aplicada para calcular o turnover é: admissões + desligamentos ÷ 2. O resultado deve ser dividido pelo número total de funcionários da organização para se chegar ao índice de turnover.

O que é um alto índice de rotatividade?

O que é um alto índice de rotatividade?

Os resultados dos cálculos de turnover devem ser interpretados de acordo com a realidade da empresa, assim, é possível compreender se esses índices estão bons ou acima do esperado. Uma taxa muito baixa também pode ser negativa, porque ela pode representar a estagnação da empresa e uma falta de oxigenação que é trazida por novos talentos.

O importante é que depois que se obtém os resultados, eles possam ser interpretados buscando identificar o que motivou o turnover naquele negócio. Para isso, busque informações dos funcionários a respeito de problemas de adaptação, insatisfação com as condições de trabalho, remuneração ou conflitos com a liderança.

Se isso estiver ocorrendo, é preciso trabalhar a rotatividade para tornar o ambiente mais agradável. Por isso, é importante realizar entrevistas de desligamento, para entender o que motivou a saída de cada profissional. O funcionário precisa estar à vontade nessa conversa para ser honesto nas suas colocações e fornecer dados relevantes.

Com esses dados em mãos, é possível analisar as verdadeiras causas do turnover na empresa. Se for constatado que existem problemas que estão dificultando a permanência dos funcionários na empresa, esses números expressivos podem ser considerados um alto índice de rotatividade.

Qual seu impacto nas empresas

Qual seu impacto nas empresas

O turnover pode causar um impacto negativo na empresa e ser prejudicial à saúde dos negócios. Quanto maior o porte da empresa, mais impactantes são os efeitos da rotação. Conheça agora os principais impactos que o turnover pode gerar em uma empresa.

Finanças

O custo de encontrar um substituto para um colaborador representa cerca de um terço do salário anual dele. Ou seja, além do custo emocional, as despesas diretas envolvidas no processo de turnover também pesam no orçamento empresarial. E quanto mais demorado o processo de encontrar um substituto, maiores são os custos para a organização.

Qualidade

Outro impacto importante é a perda de qualidade nos processos. Quando um profissional abandona seu posto, existe uma grande chance dos projetos em que ele trabalha serem deixados pela metade. E isso impacta diretamente na qualidade das entregas. E quanto mais qualificado o profissional perdido, pior o efeito dessa cadeia nociva.

Eficiência

A substituição constante de funcionários favorece falhas, atrasos e desgaste no clima organizacional da empresa. Esses fatores prejudicam o atendimento aos clientes e danificam a imagem da empresa. Sendo assim, o turnover também impacta negativamente a eficiência da corporação.

O que causa um alto índice de rotatividade?

O que causa um alto índice de rotatividade?

Existem alguns motivos que são relatados por profissionais a respeito da causa de um alto índice de rotatividade. Além disso, é possível observar os possíveis fatores causadores dos problemas nas organizações e que acarretam desligamentos constantes de funcionários. Entre eles os mais comuns são:

Descrição de vaga incompatível

É necessário descrever bem a vaga disponibilizada, para não causar desconfiança e problemas com transparência a respeito das atribuições solicitadas. O desvio de funções acaba causando problemas e falta de alinhamento de expectativas. Além de aumentar o índice de turnover, ainda danifica a sua marca empregadora.

Falta de feedback

Os colaboradores, geralmente, desejam se tornar profissionais mais completos, desenvolvendo constantemente suas competências. Para isso, é importante que o empregador passe feedbacks constantes e indique o caminho que eles devem seguir. Essa atenção também faz com que eles se sintam valorizados em seu serviço.

Quando não existe esse cuidado, e os funcionários ainda recebem cobranças sem embasamento, eles se sentem desmotivados. E ainda acabam fazendo suas tarefas sem o devido cuidado. Com o passar do tempo, o índice de turnover acaba aumentando, uma vez que os colaboradores acabam indo atrás de oportunidades que valorizem seu crescimento profissional.

Ausência de plano de carreira

Se a empresa não oferece nenhum plano de carreira ou possibilidade de ascensão, o funcionário terá pouca vontade de se esforçar mais. Isso piora ainda mais se as promoções são feitas baseadas em favoritismo ou ligações familiares ou afetivas. Isso demonstra pouco profissionalismo dos empregadores e desmotiva os empregados.

Esse cenário pode fazer com que os funcionários busquem outras oportunidades onde eles possam crescer e isso aumenta o índice de turnover. Criar políticas internas de promoção ou melhor aproveitamento das competências dos profissionais que já estão na empresa minimiza esse problema.

Ambiente hostil

Quando o ambiente de trabalho é amigável e oferece uma sensação de bem-estar ao funcionário, ele consegue produzir muito melhor. Isso colabora para que ele tenha qualidade de vida e o motiva a acordar todos os dias pela manhã e seguir tranquilo para o trabalho. Mas se o ambiente da empresa é hostil, nada disso acontece.

Se o colaborador se sente oprimido, acuado ou humilhado, a demissão costuma vir em pouco tempo. Antes disso, essa situação pode afetar a sua saúde e a sua produtividade, e ele pode até chegar a desenvolver depressão, ansiedade ou outro problema de saúde mental. Um ambiente hostil aumenta bastante o índice de turnover.

Liderança ruim

As taxas de turnover de uma empresa são muito afetadas pelos seus líderes. Eles são uma influência direta ao espírito de equipe, a qualidade do ambiente de trabalho e a carga de pressão por resultados. Por exemplo, empreendimentos com lideranças autoritárias não costumam ter bons resultados de engajamento e retenção.

Os líderes precisam conhecer a fundo suas equipes e o que cada funcionário tem condições de entregar. Assim, ele sabe o que e como cobrar em relação aos resultados. A inteligência do líder está em saber dividir tarefas para somar bons resultados. Quando o líder não consegue reunir essas qualidades, a taxa de turnover tende a aumentar.

Rotina

Por mais que se ame o que se faz, e que o ambiente de trabalho seja confortável e tranquilo, a repetição diária das atividades leva à exaustão. Manter um colaborador por dois ou três anos nas mesmas tarefas, sem desafios ou oportunidades de aprendizagem, é um caminho bem curto para a sua saída, aumentando a taxa de turnover.

Isso geralmente acontece por comodismo do empregador, que acredita que se o colaborador está desempenhando bem uma função, deve permanecer nela. Mas também pode acontecer por falta de planejamento da empresa, que não conta com um projeto de rotatividade de cargos ou treinamentos.

Quais são os riscos

Algumas empresas operam com um número reduzido de profissionais. A falta de 1 ou 2 colaboradores, nesses empreendimentos, é capaz de causar um grande impacto negativo na sua produção, exigindo rápida contratação de novos funcionários, e elevando a sua taxa de turnover.

Quando há uma alta rotatividade, a empresa enfrenta alguns riscos como os citados abaixo.

Despesas com divulgações de vagas

Para encontrar profissionais altamente capacitados e diferenciados, é preciso recorrer a bons canais de divulgação para alcançar esses perfis. Dessa forma, você terá despesas com uma arte chamativa de descrição completa da vaga ou com anúncios pagos que chegarão a esses bons profissionais.

Gasto com exames

Quando a sua empresa seleciona novos profissionais, é preciso pagar pelos exames obrigatórios de admissão. Dependendo da vaga, esses exames podem ser mais ou menos complexos, variando o custo investido. Essas despesas também são gastas com o desligamento do funcionário da casa, e tudo deve ser de responsabilidade do empreendimento.

Despesas com treinamento e integração

As funções da empresa são passadas para os novos colaboradores através de treinamento técnico e de integração. Isso demanda gastos com material e hora de trabalho de instrutores. Sem contar que durante o período de treinamento, no caso de empresas com poucos funcionários, a área ocupada por esse profissional, fica descoberta.

Abalo produtivo

Quando um funcionário está prestes a sair, ele pode fazer comentários negativos a respeito da empresa com os outros colaboradores. Sua saída acaba deixando a equipe desfalcada ou até desestimulada, considerando os pontos negativos que foram levantados. Isso tudo pode gerar uma queda na produção.

Imagem negativa da empresa

A credibilidade é algo que precisa ser conquistado diariamente. Funcionários satisfeitos se mostram motivados e isso eleva o conceito da empresa para os clientes. Quando o colaborador não está satisfeito, ele passa essa sensação para o cliente, e a imagem da sua empresa fica negativa.

Como o RH deve proceder

O turnover está diretamente ligado à gestão de pessoas, e de fato, lidar com pessoas é o maior desafio de qualquer negócio. Mas existem algumas estratégias que podem ser aplicadas em termos de gestão de pessoas com o intuito de reduzir o turnover.

Contrate as pessoas certas desde o início

As contratações bem sucedidas vão muito mais além da escolha de habilidades técnicas. Elas precisam levar em consideração valores, credos, diferentes gêneros e orientações segundo os objetivos da empresa.

Desafie seus colaboradores

Ofereça aos funcionários oportunidades de mentoria, planos de desenvolvimento e suporte ao seu crescimento. Os melhores funcionários gostam de ser tirados da zona de conforto, receber feedback e orientações para entregar um trabalho cada vez melhor.

Equilibre a pressão sobre as equipes

Falta de pressão leva à ausência de motivação, mas pressão demais cria estresse e bloqueia o pensamento criativo. O ideal é equilibrar essa pressão, definindo metas, comunicando aos colaboradores e demonstrando disponibilidade no processo criativo.

Crie uma política de benefícios

Mesmo contratando os melhores e mais engajados, é preciso criar estratégias para mantê-los assim. Pesquise a média salarial do mercado, valores financeiros podem ser um diferencial. Ofereça outros benefícios como horários de trabalho flexíveis, vale-cultura e alguns bônus.

Proporcione um ambiente agradável

A maioria das pessoas possuem uma rotina estressante. Por isso, um ambiente de trabalho agradável tende a ser convidativo de se manter. Invista em ginástica laboral, salas de jogos, livrarias, ambientes criativos, áreas de relaxamento, entre outros diferenciais.

Elogie trabalhos bem feitos

Envie e-mails para a equipe parabenizando todos pelos trabalhos concluídos. Parabenize em conjunto, e também pelos trabalhos individuais. Isso cria uma cultura de reconhecimento e de proatividade, e faz os funcionários serem estimulados a trabalhar cada vez melhor para serem reconhecidos.

Mantenha os funcionários motivados

O bom relacionamento entre a equipe é uma ótima forma de fortalecer a importância do trabalho coletivo e incentivar a vontade de continuar na empresa. Para isso, é preciso diminuir as hierarquias entre patrão e empregado, aumentar os encontros extra entre eles e incentivar a união de todos.
Agora você já sabe o que é turnover e qual seu impacto nas empresas. Aproveite e leia também sobre 17 dicas para promover a satisfação no trabalho.