Você não pode considerar que os seus funcionários estão financeiramente bem apenas pelo fato de estarem trabalhando e recebendo os seus salários em dia.

Eles podem estar enfrentando inúmeras situações que os levam ao desequilíbrio financeiro, como um cônjuge desempregado ou pressões adicionais para ajudar filhos, pais ou outros familiares. Mesmo que desconsiderássemos os problemas que a pandemia trouxe consigo, a maioria das pessoas já passou por momentos de tensão financeira como esses.

O estresse financeiro torna mais difícil para os funcionários se concentrarem, resolverem os problemas e colaborarem com colegas de trabalho.

Por isso, continue a leitura, conheça melhor a Rufy e saiba como ajudar a transformar a vida de seus colaboradores!

Como o estresse financeiro afeta o desempenho no trabalho?

Muitos brasileiros sentem como se suas finanças assumissem o controle de suas vidas e todo esse estresse financeiro afeta o desempenho no trabalho. Além disso, quanto mais estressados, menor a probabilidade de tomarem decisões inteligentes quando se trata de gastar ou economizar.

Mais de 40% dos profissionais, segundo pesquisa da John Hancock, admitem que o estresse financeiro dificulta a concentração no trabalho. E essa perda de produtividade combinada com as ausências motivadas pelo problema custa muito caro aos empregadores, independente do porte da empresa.

O estresse financeiro causa sensação de fadiga e interfere no sono dos funcionários. Cerca de 56% da população, de acordo com o Bankrate, estão passando noites em claro por se preocuparem com questões financeiras e quase 1 a cada 3 pessoas estão perdendo o sono por causa das despesas diárias.

A privação do sono pode prejudicar a capacidade cognitiva, tornando mais difícil para os funcionários pensar e processar informações.

Como dissemos, o estresse financeiro tem um impacto significativo sobre os funcionários. Isso pode levar à diminuição da produtividade e prejudicar a capacidade de resolver problemas. Além disso, o mau humor ou a irritabilidade causados pela perda de sono podem dificultar a colaboração e a comunicação eficaz entre os profissionais.

Como os funcionários reagem a altos níveis de estresse financeiro?

Como os funcionários reagem a altos níveis de estresse financeiro?

O estresse financeiro e o desempenho no trabalho estão diretamente relacionados, causando aumento de faltas, perda de produtividade e maiores custos com saúde.

Se seus funcionários não são tão produtivos quanto você gostaria que fossem ou talvez como já foram, pode haver um cifrão associado ao problema. Afinal, é quase impossível que os profissionais deixem seus problemas pessoais em casa.

Mesmo que tenha acontecido há certo tempo, muitos funcionários ainda não se recuperaram da última crise. Assim, desde o pagamento de dívidas até o planejamento da aposentadoria, as preocupações com dinheiro podem estar prejudicando a capacidade de seus funcionários de fazer o melhor trabalho, impactando seus negócios e impedindo que você atinja seu potencial de crescimento.

A seguir falaremos um pouco mais sobre detalhes de alguns dos efeitos negativos do estresse financeiro dos funcionários em seus resultados. Acompanhe!

Aumento do número de faltas

O estresse financeiro resulta em um aumento de faltas e atrasos, já que os funcionários estressados ​​​​financeiramente perdem quase o dobro de dias trabalhados a cada ano em comparação com seus colegas não estressados.

Quando os trabalhadores estão ausentes, sua carga de trabalho é desfeita. Isso significa ficar aquém das metas de produção ou esticar os recursos ao pedir a outros funcionários para cobrir – o que pode resultar em um estresse ainda mais generalizado.

Baixa produtividade

Os problemas financeiros também prejudicam a capacidade de um funcionário de fazer as suas tarefas quando está no trabalho e muitos deles estão distraídos com suas finanças no trabalho.

Cerca de 76% dos funcionários dizem que as preocupações financeiras causam um impacto negativo em sua produtividade e, deste grupo, aproximadamente 25% confessam que esse impacto é severo ou muito grave.

Parte dos funcionários passam horas distraídos com suas finanças pessoais, 55% gastam mais de 3 horas de trabalho por semana lidando com suas questões financeiras. Isso significa que, mesmo quando seus funcionários estão presentes, eles não estão trabalhando com capacidade total.

Custos mais elevados com a saúde

Desempenhando um papel significativo em casos de doenças cardíacas, enxaquecas, obesidade e envelhecimento precoce, o estresse mostra que também pode se manifestar fisicamente.

Infelizmente, boa parte das pessoas prefere adiar ou considerar pular as consultas médicas devido ao alto custo. Pelo menos 23% dos funcionários com estresse financeiro sofrem com problemas físicos de saúde e 34% com problemas de saúde mental.

Desta forma, se seus funcionários não dão atenção suficiente aos cuidados preventivos ou, pior ainda, ignoram sintomas de condições que se tornam graves com o tempo, isso pode resultar em despesas mais altas de assistência médica para você.

Como dissemos, os altos níveis de estresse estão relacionados a piores atitudes e práticas financeiras. Aqueles que experimentam um alto nível de estresse financeiro são:

  • Menos probabilidade de economizar regularmente;
  • Menos propensos a planejar seus gastos;
  • Menos propenso a se sentir no controle;
  • Mais impulsivos com a forma como gastam o seu salário;
  • Menos propensos a concordar que o sucesso vem para aqueles que trabalham duro.

Como você pode ver, o estresse financeiro e desempenho no trabalho estão relacionados e  são de extrema importância para o seu negócio.

Além dos danos que esses fatores causam aos seus resultados, nenhum empregador quer ver sua equipe sofrendo por estresse. Embora você possa pensar que é melhor deixar as finanças pessoais no âmbito particular, há coisas que você pode fazer para ajudar, incluindo a implementação de programas de bem-estar financeiro como parte de suas iniciativas gerais de saúde e bem-estar.

Os programas de saúde financeira são capazes de melhorar a produtividade, reduzir as faltas e diminuir os custos com saúde. De fato, investir no bem-estar dos funcionários pode garantir um retorno impressionante!

Você recompensa o trabalho de seus funcionários com um salário então considere oferecer também orientações sobre como aproveitá-lo ao máximo!

Como os programas de bem-estar financeiro ajudam?

Como os programas de bem-estar financeiro ajudam?

Entre as medidas para lidar com o estresse financeiro dos funcionários que está afetando os resultados da sua empresa, estão:

  • Assumir o compromisso com o bem-estar financeiro dos funcionários como parte integrante da cultura de bem-estar geral da sua organização;
  • Entender e estar ciente do estresse financeiro que seus funcionários estão enfrentando;
  • Oferecer benefícios personalizados para ajudar a atender às necessidades de seus funcionários;
  • Implementar uma solução de tecnologia combinada com interação e orientação humana.

A maioria dos funcionários estressados ​​​​financeiramente ficam envergonhados de pedir ajuda com suas finanças, os empregadores precisam perguntar sobre sua saúde financeira de maneira a preservar a dignidade e a privacidade dos funcionários.

As avaliações financeiras dos funcionários podem identificar onde exatamente os colaboradores estão tendo problemas e permitir que as organizações foquem e personalizem recursos para seus profissionais mais vulneráveis.

Quando os problemas começam a afetar o trabalho, isso cria ainda mais estresse e pressão. Nosso objetivo é oferecer benefícios e serviços que ajudem os seus funcionários a abordar e resolver os problemas financeiros que possam estar enfrentando.

Os programas de bem-estar financeiro, como a Rufy, podem ajudar os seus funcionários a recuperarem o controle de suas finanças.

A Rufy possui ferramentas e recursos que ajudam os funcionários a medir seu estresse financeiro, fazer orçamentos para despesas mensais, pagar dívidas e se planejar para emergências.

Os funcionários podem conversar com consultores financeiros especializados, profissionais altamente qualificados, e educar-se sobre tudo, desde investimentos e empréstimos até a compra de um imóvel.

A Rufy, além de oferecer diagnóstico financeiro e consultoria individualizada, garante o monitoramento com relatórios de acompanhamento completos e insights para o time de RH.

Seus funcionários ainda terão acesso a conteúdos exclusivos, que abordam temas específicos sobre os seus problemas.

Reconhecemos que a saúde e a segurança financeira dos funcionários é uma necessidade fundamental. Por isso, oferecemos um conjunto de ferramentas para lidar com o estresse financeiro e promover o bem-estar dos funcionários.

É uma maneira dos empregadores oferecerem ajuda aos funcionários, ao mesmo tempo em que proporcionam a dignidade, a privacidade e a confidencialidade que os profissionais precisam para se sentirem confortáveis.

Como dissemos, a Rufy é uma solução que oferece bem-estar financeiro aos seus funcionários por meio de planejamento individual e personalizado com consultores experientes. Além disso, oferece acompanhamento através de uma plataforma completa e digital. Esse processo inclui as seguintes etapas:

1. Diagnóstico financeiro individual

Ao se cadastrar, o colaborador responderá um breve questionário para mapear o estágio de sua vida financeira. Os resultados do diagnóstico permanecerão disponíveis na plataforma para que ele possa acompanhar a sua evolução.

2. Planejamento personalizado

O planejador financeiro individual é um especialista em finanças, certificado para ajudar com questões como dívidas pessoais, economia e gastos, planejamento de aposentadoria e criação de orçamento.

“​​…Eu acho que isso foi o que mais me chamou a atenção. Realmente senti que é uma consultoria mesmo e individualizada. Não é uma forma. Uma fórmula de bolo. Uma receita. “Faça assim assim assim que vai dar certo porque deu comigo”. Isso que eu achei muito mais humanizado, digamos.” 

Depoimento de um de nossos clientes satisfeitos, NOME.

3. Definição de metas e prioridades

Com o suporte adequado, o seu funcionário terá clareza para construção de um plano estratégico, definição de metas e prioridades. Ao ser capaz de organizar seus passos e enxergar como percorrerá essa jornada, certamente o estresse dará lugar aos altos índices de motivação e satisfação.

4. Alinhamento das expectativas

Com a segurança dos dados compartilhados em reunião garantida, o planejador financeiro encerrará o atendimento alinhando as expectativas do funcionário e detalhando sobre os próximos passos que deverão ser desenvolvidos até a reunião do mês seguinte.

5. Acompanhamento constante através da plataforma

Os quatro pilares estarão disponíveis para que o funcionário possa atualizar os planos e desenvolvimentos alinhados na reunião com o planejador financeiro.

6. Conteúdos exclusivos

O colaborador terá acesso a vários conteúdos específicos sobre o seu principal ponto de desenvolvimento na vida financeira. Tudo para que ele não pare de evoluir até a próxima sessão!

Conheça a Metodologia Rufy!

Para que você possa entender melhor os motivos pelos quais a Rufy é capaz de garantir tantos resultados positivos, é fundamental que conheça a metodologia utilizada pelo planejador financeiro para alcançar uma vida financeira saudável.

A Metodologia Rufy pode ser segmentada em 4 etapas principais:

  1. Orçamento: o objetivo desta etapa é organizar todo o dinheiro que o funcionário recebe e também o que gasta todo o mês, com registros, controles e planejamento.
  2. Sonhos e metas: entender quais são os sonhos e metas do colaborador e criar um planejamento, de acordo com sua capacidade financeira, para que possa realizá-los.

3. Dívidas: o objetivo desta etapa é avaliar as dívidas ruins e as boas dívidas do funcionário. Por meio de um plano de ação para a quitação, a intenção é diminuir ou eliminar o impacto negativo na vida financeira do cliente.

4. Investimento: nesta etapa é iniciado um plano de investimentos ou organização dos investimentos do funcionário  – conforme o que foi traçado nos passos anteriores.

Gostou de aprender como transformar a vida de seus colaboradores? Se você quer saber mais sobre como a Rufy pode trazer bem-estar financeiro para seus funcionários e, consequentemente, para sua empresa, entre em contato com a gente agora mesmo!