Atualmente, o RH é visto como um setor dinâmico e que passa por mudanças e evoluções constantes, já que acompanha as tendências do mercado. O covid-19 trouxe mudanças ao mundo corporativo e com elas novas tendências de RH. As organizações precisaram se adaptar a novos processos e formatos de trabalho, muitas metodologias e estratégias adquiridas vão permanecer em 2022 o trabalho remoto será uma delas.

Nos últimos anos as principais pautas desse setor estiveram relacionadas às novas tecnologias. Porém, no cenário pós-pandemia outras pautas ganharam força, como por exemplo, um foco na saúde mental e na segurança psicológica dos colaboradores, além da popular implementação do modelo de trabalho híbrido, surgindo assim, as novas tendências de RH para esse ano.

Descubra agora quais são as 10 tendências de RH para 2022.

Tendências de RH para 2022

Tendências de RH para 2022

O período pós-pandemia do coronavírus trouxe um contexto específico no mundo laboral. 2020 foi um divisor de águas para o mundo, e 2021 foi o tempo de se reestruturar, colocar os novos aprendizados em prática e voltar aos trilhos.

Por conta disso, algumas tendências de RH ganham destaque para 2022. Com isso, muitos profissionais da área buscam inovar e se informar para traçar as estratégias para os próximos meses. Conheça agora as 10 tendências de RH para 2022.

1. Bem estar financeiro, físico e mental

O foco no bem-estar dos colaboradores é uma das grandes tendências de RH em 2022. Esse tema já foi muito considerado nas empresas, mas agora ele ganha novas possibilidades e exigências por parte dos funcionários. O que antes se tratava de focar nas normas básicas de segurança e higiene, ou em garantir bons planos de saúde aos colaboradores, agora possui um cenário diferente.

O primeiro passo é ouvir os colaboradores. A partir daí, é preciso desenvolver estratégias e planos focados na melhoria dos aspectos detectados como mais urgentes. Os profissionais de recursos humanos devem encontrar métodos para detectar problemas de saúde mental entre os funcionários e garantir assim, que eles tenham os recursos para lidar com essas questões.

Dentro dessa, que é uma das novas tendências de RH, um dos pontos em destaque é a importância do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Sem dúvidas, esse benefício vem sendo priorizado cada dia mais, tanto pelos trabalhadores quanto pelos candidatos às vagas. Outros quesitos que entram nessa lista são a garantia de um apoio psicológico e um ambiente de trabalho pacífico e confortável.

Além disso, um ponto de atenção que muitas vezes passa despercebido pela maioria das equipes é garantir o bem-estar financeiro de seus profissionais. E isso não significa apenas garantir salários justos e pagos em dia, mas também oferecer suporte e informações para que os colaboradores aprendam a lidar com suas dívidas e finanças.

Sabemos que os funcionários que têm controle de suas vidas financeiras, além de mais produtivos, são muito mais saudáveis mentalmente.

2. Desenvolvimento da liderança

O desenvolvimento da liderança é mais uma das grandes tendências de RH para 2022. Preparar a liderança para atender aos diversos desafios que o mercado traz é um dos principais caminhos para o sucesso.

Porém, nem todas as empresas trabalham nesse ponto de forma efetiva. Isso acontece por conta da pouca clareza no plano de carreiras, da falta de interação entre lideranças de níveis diferentes e ausência de programas de mentoria dentro da empresa.

A principal chave para que as empresas consigam alavancar os seus resultados é através do desenvolvimento humano. Por isso, é fundamental priorizar pessoas acima dos processos, incentivar um mindset ágil e ser transparente.

Essas características já eram importantes para os empreendimentos, porém em 2022 elas se tornaram ainda mais urgentes, por isso, fazem parte das novas tendências de RH.

Uma solução para as empresas é investir em Programas de Desenvolvimento para Líderes. Eles devem ser preparados baseado nas necessidades que a sua empresa está enfrentando. Além disso, é preciso incentivar a interação entre lideranças de níveis diferentes e elaborar planos de carreiras para incentivar a atuação dos colaboradores.

3. People Analytics

A grande maioria das empresas já precisou iniciar o caminho para a digitalização. Essa questão já tem sido uma das tendências de RH desde 2019, porém, fazer a migração de algumas poucas tarefas para o ambiente online não é suficiente.

O People Analytics, no meio corporativo, é o processo que reúne as atividades de coleta, organização e análise de dados e informações a respeito dos profissionais de uma empresa. Por isso, outra das grandes tendências de RH para 2022 é a utilização do People Analytics.

O seu objetivo é identificar tendências e compreender questões específicas sobre os colaboradores e, a partir disso, tomar decisões mais estratégicas e consistentes em relação à gestão de pessoas. Os dados gerados podem ser úteis para acompanhar o desempenho dos colaboradores, planejar e orientar o capital humano, avaliar a comunicação, entre outros.

Com indicadores de desempenho bem determinados, o RH poderá ter acesso a informações muito importantes. Assim, poderá avaliar e compreender o quão motivados, produtivos e eficientes estão os colaboradores. Para que seja possível implementar o People Analytics, é preciso contar com software específicos e análises detalhadas.

4. Diversidade

Apostar na diversidade é um fator determinante nas tendências de RH para 2022. Muitas empresas estão cada vez mais focadas em criar projetos que tornem um ambiente de trabalho mais igualitário e diverso. Essa diversidade ocorre em todos os aspectos possíveis como etnia, gênero, orientação sexual, classe social, idade e pessoas com deficiência, entre outras possibilidades.

Uma boa estratégia de diversidade e inclusão deve envolver a organização como um todo. Porém, a liderança assume um papel central para gerar resultados reais nesse processo. Esse capital humano diversificado apresenta perspectivas variadas e mais pontos de vista a serem explorados, o que gera uma troca proveitosa de experiências e ideias.

Essa interação e compartilhamento entre as pessoas cria um ambiente mais propício à inovação. Esse é um ponto muito importante para as empresas, entre as tendências de RH para 2022, afinal, em longo prazo isso significa valorização da marca, aumento de competitividade, resultados mais expressivos, ganhos em lucratividade e atingimento de objetivos.

5. Trabalho híbrido

A pandemia trouxe enormes discussões sobre as mudanças nos formatos de trabalho. O modelo híbrido significa um meio termo entre o trabalho presencial e o remoto. Ele mistura os dois para tentar abranger os principais benefícios de cada um. Não existe uma regra específica sobre a sua aplicação, isso fica a cargo da Necessidade e da estratégia de cada empresa.

O ponto principal é que parte das tarefas são realizadas de forma presencial, enquanto a outra parte é feita de maneira remota. Esse modelo garante flexibilidade, autonomia e oferece um equilíbrio para a vida profissional e a pessoal dos colaboradores. Além disso, a empresa consegue diminuir custos com itens como material de escritório, energia, transporte e despesas internas.

O trabalho híbrido não surgiu com a pandemia. Mas, com certeza, ela ajudou a popularizar esse modelo, principalmente por causa dos resultados obtidos através dele. Isso pode ser falado tanto em termos de produtividade quanto de economia de recursos. Sem dúvidas, esse é o formato de trabalho favorito para o momento pós-pandemia.

Mas qual é a melhor forma de adaptar o seu time para o trabalho híbrido?

  • Crie uma escala de trabalho junto com seus colaboradores;
  • Use ferramentas de gerenciamento de projetos para que todos vejam o que está acontecendo em tempo real;
  • Faça pelo menos uma reunião semanal ou quinzenal com a equipe para alinhar a expectativa x realidade;
  • Converse com cada um da equipe para saber se a rotina de trabalho está afetando a saúde mental e física deles.

6. Flexibilidade de horário

A pandemia também deixou como aprendizado a experiência positiva ao permitir que os colaboradores tivessem mais flexibilidade para escolher o seu próprio horário de trabalho. Nesse modelo, o profissional possui uma carga horária determinada, que pode ser cumprida de acordo com os momentos do dia em que ele apresenta mais disposição e concentração para cumprí-la.

O resultado disso é um aumento considerável da produtividade. Sendo assim, o aumento da autonomia e da liberdade de horário é mais uma das tendências de RH para 2022. Dessa forma, os funcionários deixam de ser obrigados a executar suas atividades no período comercial, afinal, cumprir as horas de trabalho de forma tradicional não garante necessariamente os melhores resultados.

Sendo assim, a forma de avaliação dos trabalhadores está sendo modificada. Os gestores estão mais focados em garantir produtividade, verificando tanto a quantidade de entregas como a qualidade dos materiais.

7. Gamificação

Gamificação significa utilizar técnicas e mecânicas de jogos para envolver, estimular e engajar os profissionais com determinados fins. Existem práticas presentes nos games que são valorizadas e utilizadas dentro das empresas por conta do seu caráter dinâmico e da competitividade saudável que acaba criando entre os profissionais.

Gamificação parece ser algo específico para empresas de tecnologia. Porém, sua popularização cada vez maior faz com que essa seja uma das principais tendências de RH para 2022. Seus impactos são muito positivos, uma vez que a gamificação é divertida e ajuda as pessoas a criarem laços, relaxar e descontrair, mesmo que estejam realizando tarefas próprias de suas áreas profissionais.

Os impactos positivos aparecem no relacionamento entre os colaboradores, em um longo prazo. Além disso, podem ser observados também em outras áreas de suas vidas, como por exemplo, na saúde mental, na qualidade de vida, na experiência do colaborador e, consequentemente, na taxa de turnover da empresa.

8. Inteligência artificial

A Inteligência Artificial, já há algum tempo, vem sendo amplamente utilizada nos processos de recrutamento e seleção das empresas. Porém, os seus amplos avanços tecnológicos colaboram para que ela seja uma das grandes tendências de RH em 2022.

Uma das grandes promessas da área são as ferramentas ATS. A sigla vem do inglês Applicant Tracking System, e em português, significa Sistema de Rastreamento de Candidatos.  Esses sistemas conseguem agilizar alguns processos atuais, como por exemplo, a divulgação de vagas, atração de talentos e a triagem dos currículos.

9. Valorização de soft skills

Soft skills são competências pessoais, que vão além das habilidades técnicas. Elas estão sendo valorizadas, cada vez mais, na hora de selecionar ou promover um colaborador. Alguns exemplos de soft skills são a comunicação, a criatividade, a persuasão, a inteligência emocional, adaptabilidade, a gestão do tempo, entre outros.

Diante deste contexto, esse termo está em alta no mercado, e passa a ser uma das grandes tendências de RH para 2022. Por isso, as empresas estão investindo ativamente no treinamento e no desenvolvimento das habilidades e competências de seus colaboradores.

Para investir nessa área, é preciso detectar as competências dos colaboradores, entender seus pontos fortes, e desenvolvê-los ainda mais. Essa é uma das melhores estratégias para engajar os funcionários. Essa tática ajuda a reduzir os custos de forma significativa, e também a facilitar os processos de onboarding e fortalecer o employer das empresas.

Com essa estratégia, os funcionários se tornam referência em determinadas áreas dentro da empresa. Dessa forma, no futuro, eles poderão treinar outros colaboradores sem que a empresa precise buscar ajuda externa para isso.

Quais as vantagens de valorizar as soft skills?

  • Potencializa a carreira dos colaboradores para novas posições internas;
  • Profissionais mais capacitados para contribuir aos negócios da empresa;
  • Equipes mais eficientes e resilientes;
  • Colaboradores competentes e habilidosos são mais produtivos.

10. Treinamentos Online

Os treinamentos online, assim como o trabalho híbrido, ficaram mais populares por conta do período de pandemia. Ainda que essa modalidade já fosse utilizada, só agora a sua prática foi difundida em larga escala, tornando-se uma das maiores tendências de RH em 2022.

Esse formato é bastante apreciado por conta do seu custo baixo e da sua flexibilidade, tanto para empresários, quanto para colaboradores. Os cursos podem ser realizados através de webinars em tempo real, aulas gravadas ou plataformas voltadas para o ensino à distância.

Independente do modelo adotado, essas são ferramentas excelentes para desenvolver as habilidades e competências dos colaboradores. Além disso, elas fazem com que eles se sintam valorizados dentro da empresa. Sem contar que esse tipo de investimento gera grandes retornos para o empreendimento.

Conclusão

Conclusão

São muitas as ferramentas utilizadas para facilitar a rotina do departamento pessoal. E cada vez mais elas vêm se aprimorando, e portanto, se tornando fortes tendências de RH em 2022. Observe quais são os processos já utilizados pela sua empresa que se aproximam da nova realidade do mercado.

A partir daí, altere o que for necessário para torná-los mais produtivos. Em seguida, invista em recursos que possam aprimorar ainda mais a rotina dos colaboradores da sua empresa, gerando maior satisfação, produtividade e resultados. Não deixe de praticar essas 10 tendências de RH em 2022!

× Como podemos te ajudar?