Engana-se quem pensa que os profissionais só olham para o salário quando estão em busca de uma recolocação ou nova oportunidade no mercado de trabalho.

A remuneração é um fator extremamente relevante, claro, mas o pacote de benefícios corporativos oferecido pela empresa também tem papel de destaque. E é por isso que é importante estar atento às tendências.

As organizações precisam estar sempre atentas às mudanças que acontecem rotineiramente no mercado. Principalmente, depois da pandemia de covid-19, que afetou de forma definitiva a relação das pessoas com o trabalho.

De 2020 para cá, como praticamente tudo, o mercado de benefícios corporativos também sofreu profundas alterações e os colaboradores, hoje, olham ainda mais atentamente às vantagens extra-salário durante o processo seletivo.

As formas de trabalho estão entre as que se destacam entre as tendências de benefícios corporativos para 2022. O home office foi um sucesso durante a pandemia e as empresas perceberam que é possível adotar um sistema de trabalho híbrido, por exemplo.

Quer saber mais sobre como os benefícios corporativos podem ser o diferencial da sua empresa? Continue a leitura!

Mas você sabe o que é tendência neste meio?

Mas você sabe o que é tendência neste meio?

Tendência 1: Benefícios para a família

O isolamento em casa por um longo período e o home office nos fizeram passar mais tempo com a família, por isso, tornou-se uma tendência também se preocupar com a saúde dos dependentes do funcionário.

Aproveitar os benefícios corporativos que já estão disponíveis para os colaboradores e oferecer para toda a família é ótimo para sua empresa.

Nesta situação, entram os planos de saúde que beneficiam não só o funcionário, mas também seus filhos e companheiros.

Certamente, os profissionais se sentirão mais motivados, engajados e felizes em poder proporcionar as vantagens do benefício da empresa aos filhos, pais, cônjuges, entre outros parentes.

Tendência 2: Flexibilidade na jornada de trabalho

Muitas empresas passaram a implementar o sistema presencial e híbrido após a pandemia e isso permitiu que a flexibilização da jornada de trabalho se tornasse um benefício para os colaboradores.

Empresas que oferecem esse tipo de possibilidade, tendem a ter maior retenção e atração de profissionais. Dessa forma, se a sua empresa se mantém resistente a esse tipo de flexibilidade, o ideal é se manter aberto às solicitações dos colaboradores.

Tendência 3: Semana de quatro dias

Um tempo maior de descanso é outra tendência de benefícios corporativos que as empresas estão demonstrando interesse em adotar. Países europeus, como Islândia, já estão testando aplicar uma semana de quatro dias nas empresas e isso está fazendo muito sucesso.

As organizações que implementaram a ideia tiveram um aumento na produtividade de seus colaboradores.

Esse é um assunto novo no Brasil, onde a lei determina que o trabalhador deve cumprir 44 horas semanais, de segunda à sexta ou até sábado.

Entretanto, a Reforma Trabalhista flexibilizou as relações de trabalho, permitindo uma maior negociação entre empregados e empregadores, ou seja, hoje em dia, é possível sim adotar a semana de quatro dias.

A lei apenas impede que o trabalhador faça mais de 44 horas semanais, mas a redução é permitida. Portanto, é decisão da empresa colocar ou não esse novo modelo em prática.

Existem algumas vantagens interessantes na adoção da semana de quatro dias além do aumento da produtividade, já comprovado na Europa.

A empresa pode reduzir custos com uso de eletricidade e materiais de escritório, além de provável diminuição no número de faltas, já que os trabalhadores terão um dia “útil” para marcar seus compromissos pessoais.

Outra grande vantagem é pensar no engajamento dos funcionários como um benefício corporativo. Ter esse benefício pode fazer com que o profissional vista a camisa e renda mais nas horas que está a serviço da empresa.

Como não é algo exigido por lei, certamente a semana de quatro dias seria um grande diferencial no benefício corporativo, porém é preciso avaliar com cuidado os benefícios da aplicação, pois pode depender de cada negócio.

Tendência 4: Benefícios corporativos que cuidam da saúde física e mental do colaborador

A pandemia só acelerou e intensificou um processo que já vinha tomando forma há alguns anos. Ambientes tóxicos e abusivos, onde assédios moral e sexual poderiam ser abafados pela alta gestão já não são mais tolerados da forma como costumavam ser.

A saúde física e mental dos colaboradores têm sido uma preocupação crescente das empresas que almejam ser reconhecidas como locais de trabalho inclusivos, que abraçam causas sociais e promovem um ambiente colaborativo e de crescimento para todos.

O recente reconhecimento da Síndrome de Burnout como uma doença ocupacional pela Organização Mundial da Saúde é só mais um exemplo de como a saúde das pessoas agora deve vir em primeiro lugar.

Líderes são encorajados a desestimular horas extras nas equipes sempre que elas não forem estritamente necessárias, e já é rotina que times de compliance criem canais de ouvidoria para receber denúncias anônimas de assédio e demais comportamentos abusivos por parte de quem quer que seja.

E quais os benefícios corporativos mais comuns quando o assunto é a saúde do colaborador?

E quais os benefícios corporativos mais comuns quando o assunto é a saúde do colaborador?

Parcerias com academias de ginástica, convênios com planos de saúde que cobrem sessões de terapia e reembolso de consultas com psiquiatras são alguns deles.

Mas hoje, mais do que nunca, é preciso ir além dos benefícios corporativos mais comuns e mostrar que a empresa está de fato interessada em promover o bem-estar dos colaboradores. E bem-estar, ao contrário do que muitos pensam, não tem a ver somente com a saúde física e mental.


E é aí que entra a próxima tendência.

Tendência 5: benefícios que olham para o bem-estar financeiro do colaborador

O trabalho é um aspecto muito importante na vida das pessoas. Contratados em regime CLT, por exemplo, costumam dedicar pelo menos um terço do seu dia exclusivamente para trabalhar.

E é por meio do nosso trabalho que conseguimos pagar nossas contas, comprar comida e sustentar um modelo de vida que nos agrade. Mas não é só de boletos que a vida é feita.

Todos temos metas, sonhos e objetivos que gostaríamos de realizar. E sabemos que nem sempre é possível contar com o melhor salário, então muitas vezes fica a sensação de que ganhamos menos do que deveríamos.

Esse sentimento, no entanto, também pode ocorrer porque a dificuldade em fazer a gestão correta do dinheiro é uma realidade para muitas pessoas. Dá para contar com os dedos quem teve aulas de educação financeira na escola, por exemplo.

Todos temos muito o que aprender – e os colaboradores não fogem à regra. Quando surge, então, um benefício corporativo que promete ajudar a trazer bem-estar financeiro para as pessoas por meio de um programa completo e que ensina a fazer o correto planejamento das finanças, aí é que mora o verdadeiro diferencial de um bom pacote de benefícios corporativos.

Saber gerir bem o dinheiro que cai na conta todo mês é uma arte que precisa ser ensinada e que pode fazer maravilhas na vida dos colaboradores.

É só parar para pensar: funcionários que não têm dívidas, que conseguem alcançar seus objetivos pessoais e que enxergam no seu trabalho a mola propulsora para ir além, são aqueles que podem se considerar pessoas realmente felizes no ambiente de trabalho.

E um colaborador feliz não é tudo o que as empresas querem? Pessoas felizes produzem mais, pensam melhor, criam com mais intensidade e ajudam a fomentar um clima de colaboração, leveza e inspiração para todos ao redor.

Quais são os benefícios corporativos mais interessantes?

Quais são os benefícios corporativos mais interessantes?

Como o próprio nome já fala, benefício é sempre algo positivo, mas hoje em dia, se você quer que sua empresa seja destaque na retenção de talentos, é preciso mais do que ter um bom salário e complementar com o que é obrigatório por lei, como vale transporte e FGTS.

Para entender qual benefício corporativo realmente fará diferença na sua empresa, é preciso avaliar o perfil dos colaboradores, e tentar ofertar aqueles que sejam mais desejados pela maior parte da sua organização.

Outra boa alternativa é conversar com os trabalhadores para entender suas maiores dores, e procurar pontos de melhoria na sua lista de benefícios corporativos.

Um pacote de benefícios mais completo certamente mostrará aos profissionais da sua empresa um carinho e uma valorização especial, oferecendo mais saúde para a relação da empresa com os empregados.

Cases de sucesso

Separamos aqui alguns cases interessantes de empresas que conseguiram reter e engajar seus funcionários através de benefícios corporativos inovadores.

Unilever

Um dos destaques dos benefícios corporativos da Unilever é o seu programa de mentoria. Os funcionários podem escolher o seu mentor e receber aconselhamento para seu crescimento profissional.

Esse é um grande diferencial, especialmente para os novos talentos, que enxergam formas de desempenhar tarefas desafiadoras, em maiores cargos, com a ajuda de quem já chegou lá.

Além disso, os trabalhadores têm a opção de home office, horário flexível de entrada e saída, além de terminarem o dia de trabalho mais cedo às sextas-feiras. A empresa ainda oferece berçário e cursos para gestantes e palestras com especialistas em infância e juventude.

Google

Muito conhecida no mundo corporativo pelo seu ambiente leve e amigável de trabalho, os funcionários podem comer lanchinhos gratuitamente durante o dia, relaxar em salas de videogame ou sinuca, além da possibilidade de levar seu cachorro para o trabalho.

Também existem outros bônus como testar produtos que ainda não são vendidos e incentivos em dinheiro para comprar fraldas e outros itens para bebês – para as pessoas que acabaram de ter filhos.

Na sede da Google nos Estados Unidos, ainda existe um benefício corporativo incrível para as mães – 18 semanas de licença maternidade, ajuda de custo para gastos com o bebê e creche no escritório.

A empresa também oferece horário flexível, não há nenhuma exigência quanto à vestimenta do funcionário e todos podem usar 20% do seu tempo para projetos próprios.

HubSpot

Essa empresa de software de vendas com sede em Massachusetts tem uma política de benefícios corporativos bastante diferenciada. Entre os principais estão as horas flexíveis de trabalho, licença remunerada ilimitada e um programa sabático.

Além disso, a empresa demonstra uma grande preocupação com os benefícios de saúde, tem uma parceria com uma plataforma de saúde mental e coaching chamada Modern Health e oferece aos profissionais uma semana adicional de folga durante o verão.

Elektro

Essa empresa foca no bem-estar dos colaboradores. Ela possui um benefício corporativo chamado Programa estar Bem Elektro, que visa melhoria da saúde e qualidade de vida dos funcionários.

Esse programa permite que os profissionais participem de atividades coletivas, como torneios e jogos, projetos culturais, como concursos literários, coral, grupos de teatro, ginástica laboral, entre outros.

Além desse, há um outro programa que premia funcionários que se destacam na prática dos valores da empresa, entre os quais estão comprometimento, segurança, voluntariado, inovação e grandes ideias e atendimento.

Você já ouviu falar na Rufy?

A Rufy é uma solução que promove o bem-estar dos colaboradores por meio de um planejamento financeiro individual, realizado por profissionais experientes no mercado.

Além disso, o funcionário tem acesso a conteúdos exclusivos de educação financeira.

Gostou de saber mais sobre as tendências de benefícios corporativos? Então descubra agora as maneiras de aumentar a retenção de talentos!