A rotatividade de funcionários, também conhecida como turnover, nada mais é do que o fluxo de entradas e saídas de colaboradores de uma empresa, ou seja, quando há um desligamento e uma contratação de outro funcionário para substituir a pessoa desligada.

Ela pode até ser positiva em alguns casos, pois novos perfis de profissionais podem trazer novas visões para as atividades, refrescar as ideias e melhorar os processos. Porém, quando muitas pessoas procuram outras alternativas de emprego, algo pode estar errado com o empregador.

Um local de trabalho que não consegue reter seus funcionários, passa a não ser atrativo para clientes e possíveis contratados. Por isso, é preciso investigar e refletir sobre as causas que levam uma empresa a ter um alto índice de rotatividade de funcionários e principalmente buscar caminhos para diminuir esse número com eficiência.

Quais são as causas da alta rotatividade de funcionários

Quais são as causas da alta rotatividade de funcionários

Muitos fatores podem influenciar a rotatividade de funcionários de uma empresa. Obviamente essa métrica de entradas e saídas de colaboradores não se limita aos pedidos de desligamento. O turnover também indica os aposentados, demissões (com ou sem justa causa) e remanejamentos.

Porém, aqui nós vamos falar das principais causas dos pedidos de demissão. O que impede as empresas de reterem seus talentos? Quais são os principais motivadores da rotatividade de funcionários? Veja as respostas a seguir.

Remuneração

Hoje em dia, não nos faltam fontes confiáveis de pesquisa. Por esse motivo, é muito simples para um funcionário saber a média de salário praticada pelo mercado para sua função. Se sua empresa oferece uma remuneração mensal inferior a essa média, certamente as chances do colaborador procurar por alternativas melhores aumentam muito.

Poucas oportunidades de construir uma carreira

O mercado de trabalho é muito dinâmico, e as pessoas são ávidas por mudanças e pelo crescimento profissional. A produtividade e a força de trabalho caem muito frente à estagnação.

Um grande talento dificilmente ficará anos fazendo a mesma coisa, no mesmo lugar, e a tendência é que, se isso acontecer por algum tempo, ele procure por outras oportunidades de crescimento e aprendizado.

Benefícios

Ter uma política interna de benefícios diferenciada certamente é um ponto positivo para a empresa, pois impacta diretamente no bem-estar dos funcionários. Bons benefícios aumentam a qualidade de vida dos colaboradores.

E não estamos falando apenas dos benefícios mais “básicos” como vale transporte e alimentação, mas hoje, podemos pensar em benefícios flexíveis, que se adaptam às necessidades dos funcionários, como por exemplo, um planejamento financeiro individual para funcionários que estão passando por alguma dificuldade nessa área.

Falta de reconhecimento

Esse fator está intimamente ligado às chances de crescimento, mas não apenas isso. Há várias formas de reconhecer um funcionário além da ascensão na carreira. Uma empresa deve se preocupar com o capital humano.

Um funcionário frustrado por não ter reconhecimento pelo trabalho executado provavelmente buscará novas oportunidades no mercado para ter mais chances de demonstrar o seu valor. Isso certamente irá impactar na rotatividade de funcionários da sua empresa.

Ambiente de trabalho inadequado

Alguns desentendimentos são comuns entre os funcionários, pois cada um tem sua forma de pensar e de encarar os problemas e as pressões do dia a dia.

Porém, um ambiente hostil e a falta de respeito entre as pessoas, pode fazer com que muitos colaboradores procurem alternativas e ambientes diferentes para trabalhar. Inclusive, nessa questão, a postura da liderança deve ser avaliada, porque muitas vezes, o comportamento do time é um espelho da forma como são tratados pelos chefes.

Quais são os impactos da alta rotatividade de funcionários para a empresa

Quais são os impactos da alta rotatividade de funcionários para a empresa

Ter um alto índice de rotatividade de funcionários pode ser um grande problema para a empresa pois todo o negócio pode ser prejudicado. Vamos entender um pouco mais sobre estes impactos.

Impacto financeiro

Quando um funcionário sai da empresa, existem diversas obrigações rescisórias que precisam ser pagas, como por exemplo aviso prévio, saldo de férias e 13º salário proporcional. Além dos direitos do trabalhador que deixa a empresa, existe um alto custo no processo de recrutamento, seleção e treinamento de um novo funcionário.

Impacto negativo na imagem da empresa

Esse prejuízo pode acontecer tanto internamente, entre os próprios funcionários, quanto externamente, com clientes e prestadores de serviço. Para os profissionais, a saída em massa de colegas de trabalho mostra uma fragilidade da empresa, uma baixa aderência aos processos e consequentemente a perda da credibilidade do empregador.

Para clientes e prestadores de serviço, o alto índice de rotatividade de funcionários mostra que existem graves problemas internos, que podem estar ligados a oportunidades de crescimento, cultura ou mesmo problemas financeiros, o que também passa uma imagem bastante negativa e baixa credibilidade.

Queda na produtividade

Perder um talento ou um funcionário que executa uma tarefa extremamente específica, já é sinônimo de diminuição da força de trabalho. Mas isso não quer dizer que a saída de um colaborador de qualquer cargo não seja prejudicial para a empresa.

Um outro funcionário, seja ele uma contratação externa ou um remanejamento interno, precisará de um tempo de adaptação nas novas atividades, além da necessidade do auxílio inicial de outras pessoas, que deixarão de fazer suas tarefas para ajudar o novo colaborador.

Como reduzir a rotatividade de funcionários

Como reduzir a rotatividade de funcionários

Essa é uma missão sempre presente dentro dos departamentos de recursos humanos: a retenção de talentos, garantir a fluidez dos processos, ter funcionários engajados e motivados e consequentemente diminuir o turnover.

Para ajudar nessa retenção de colaboradores, vamos te fornecer dicas incríveis, que realmente farão diferença para aumentar o apreço dos funcionários pela empresa.

Pesquisa de clima

Sua empresa está com uma rotatividade de funcionários muito grande? Ninguém melhor do que os próprios funcionários para mostrarem a fonte dos problemas, já que eles estão vivenciando as dificuldades.

Com uma pesquisa ampla e anônima, você saberá, entre muitas outras coisas, informações preciosas sobre os fluxos, relações entre o time, satisfação com salários e benefícios e certamente conseguirá identificar diversos pontos de melhoria.

Benefícios diferenciados

Alguns benefícios podem se tornar mais importantes para reter um funcionário do que até mesmo um aumento de salário. Porém, para que funcione dessa maneira, os benefícios precisam ser realmente diferenciados.

Um vale refeição ou transporte é algo que praticamente todas as empresas oferecem. Por isso, é preciso pensar em coisas que vão aumentar a qualidade de vida dos colaboradores. Isso nem sempre requer grandes investimentos. A busca por parcerias pode ser uma excelente alternativa para reduzir a rotatividade de funcionários.

Vantagens além de bons salários como por exemplo flexibilidade no horário, desconto em academias e lojas ou parcerias com instituições de ensino podem ser benefícios reais, que realmente aumentarão o bem-estar do colaborador.

Hoje os benefícios ocupam uma posição de grande destaque no momento da tomada de decisão do trabalhador sobre o local de trabalho, e existem outras tendências, como os benefícios que cuidam da saúde mental do trabalhador de grande destaque no mercado.

Treinamentos

Ter uma cultura de aprendizado e crescimento educacional é uma ótima forma de mostrar para os colaboradores que a empresa se preocupa com a evolução do funcionário. Investir em treinamentos é uma forma maravilhosa de ter pessoas mais engajadas e gratas pela oportunidade de atualização de suas capacidades.

Contrate as pessoas certas

Uma das principais formas de evitar o aumento da rotatividade de funcionários e contratar a pessoa certa, para o cargo certo. O candidato deve ser adequado para a vaga, deve preencher os requisitos que o cargo pede.

No processo de recrutamento e seleção, devem ser avaliadas as competências do funcionário e seu perfil comportamental para calcular se realmente há uma aderência com a vaga.

Além disso, o perfil do candidato deve estar alinhado com os valores, a cultura e o propósito da empresa. Hoje em dia é possível contar com o auxílio da tecnologia nessa seleção, com ferramentas de cruzamento de dados e triagem de currículos.

Soluções de gestão de pessoas

É muito importante que o departamento pessoal da empresa esteja preparado para minimizar o aumento da rotatividade de funcionários. Uma das soluções pode ser o mapeamento dos perfis dos funcionários, para identificar possíveis características que se adequam em determinadas funções.

Inovação

O foco aqui deve ser ouvir o colaborador e, na medida do possível, transformar as ideias em projetos que trarão resultados reais e mudanças positivas para a empresa. É um incentivo à criatividade dos funcionários, e certamente um excelente motivador para que as pessoas continuem na empresa.

Reconhecimento

Ter um plano de recompensa pelo bom desempenho dos funcionários pode ser uma alternativa incrível para diminuir o turnover e principalmente manter os funcionários motivados.

Este prêmio por um bom desempenho não precisa ser necessariamente financeiro. A empresa pode optar por um dia de folga, ou mesmo com um presente como uma consultoria para ajudar no planejamento financeiro do colaborador.

Diálogo com o time

A vontade de deixar uma empresa pode aparecer simplesmente por falta de comunicação. A empresa espera que os funcionários saibam de certas coisas, e, em contrapartida, o funcionário espera uma postura diferente do empregador.

Os líderes devem primeiramente abraçar essa ideia do diálogo aberto. Depois, isso pode ser colocado em prática através de reuniões periódicas, mesmo que curtas, para ouvir o funcionário.

Plano de carreira

Já parou para pensar que muitas vezes o funcionário quer crescer, mas não sabe nem por onde começar? Uma pesquisa da Revista Época mostrou que muitos jovens são atraídos para empresas que possuem um plano de carreira. As pessoas gostam quando possuem um guia, um caminho para trilhar.

Se há como mudar e fazer coisas novas dentro da mesma empresa, por que procurar outro emprego? Um plano de carreira estruturado pode ajudar muito a diminuir a busca das pessoas por outros locais de trabalho.

Capacitação

Já falamos aqui de treinamentos que podem ser oferecidos aos colaboradores para aumentar o engajamento com a empresa e diminuir o turnover. Esse tipo de treinamento pode ser mais genérico, focado em aumentar o conhecimento do funcionário em diversas áreas.

Além desses treinamentos, investir em programas internos de capacitação pode mudar a visão do funcionário em relação ao trabalho e a empresa. Capacite o funcionário a aprender com primor as funções que ele desempenha, e certamente você vai reduzir a vontade dele de sair da empresa.

Jornada de trabalho

Ter um pouco de flexibilidade na jornada de trabalho pode ser um grande diferencial. Muitas pessoas buscam por trabalho aliado a qualidade de vida, e essa flexibilização vai fazer esse papel. Afinal, ter a oportunidade de ir a um médico no meio do dia, ou participar da reunião de escola de um filho, podem ser fatores de grande peso no momento de escolher ficar ou sair de um emprego.

Além disso, hoje sabemos que quantidade de horas trabalhada não significa necessariamente aumentar a qualidade do trabalho. Por isso, uma boa gestão da jornada de trabalho é essencial para que todo o time dê mais valor para o trabalho. Uma empresa onde as pessoas têm orgulho de trabalhar, dificilmente terá um índice de rotatividade de funcionários muito alto.

Cultura de feedback

Falamos aqui sobre a importância do reconhecimento do funcionário quando executa um bom trabalho e do diálogo (ouvir o que o colaborador tem a dizer). Porém, é interessante também ressaltar quais são os pontos que precisam ser melhorados no desempenho do empregado.

Quando gestores conversam regularmente com os subordinados, para ressaltar as coisas boas, alinhar as expectativas e orientar os funcionários sobre os objetivos da organização e o que é esperado deles, a pessoa pode ficar mais focada e se sentir parte do crescimento da empresa.

É interessante que o feedback seja feito de forma clara, objetiva, e que tenha uma data aproximada para acontecer (há cada 6 meses por exemplo) e que seja um guia para um plano de reconhecimento ou mesmo um plano de carreira.

Salários dentro da média de mercado

Dificilmente hoje encontramos um time dentro de uma empresa onde todas as pessoas possuem uma vida financeira saudável. Portanto, a remuneração é um dos pontos principais quando pensamos em manter as pessoas no mesmo emprego. Obviamente não é só isso. Citamos aqui diversas formas de reduzir a rotatividade de funcionários, mas oferecer um salário competitivo é um ponto muito importante.

Se o colaborador tem o entendimento de que seu salário é justo, mesmo se passar por problemas financeiros, ele vai buscar formas de se aprimorar para conseguir algo melhor dentro da própria empresa, e dificilmente vai procurar outras oportunidades.

Outra forma de agregar valor ao salário do funcionário, é oferecer um planejamento financeiro individual. Com organização e orientação correta, é possível dar mais saúde para as finanças do colaborador, que certamente será grato pela ajuda da empresa nessa recuperação das finanças pessoais.

Você já ouviu falar na Rufy?

A Rufy é uma solução que promove o bem-estar financeiro dos colaboradores por meio de um benefício que oferece a eles a oportunidade de contar com um planejamento financeiro individual.

O serviço é realizado através de consultas com planejadores financeiros experientes e acesso a conteúdos exclusivos de educação financeira. Certamente pode ser uma ótima ferramenta para ajudar sua empresa a reduzir a rotatividade de funcionários.

Quer saber mais? Então entre em contato conosco.