Dedicar-se com afinco à retenção de talentos é parte essencial da gestão de qualquer negócio. Colaboradores não satisfeitos em algum aspecto podem ser retirados da sua empresa ― com quase nenhuma resistência ― no surgimento de propostas de trabalhos minimamente melhores de outros empreendimentos.

Isso porque, profissionais de alta produtividade, com inclinações naturais perceptíveis para o serviço de qualidade que prestam, são notados facilmente pela concorrência. Assim, no caso de sua empresa não estar devidamente preparada para as investidas, isto é, com práticas de retenção de talentos bem executadas, estes bons trabalhadores serão perdidos.

Além disso, trabalhar na retenção destes colaboradores pode incentivá-los, melhorando sua produtividade e trazendo resultados relevantes para o crescimento do seu negócio.

Portanto, veja abaixo mais sobre a importância da retenção de talentos, os principais desafios do RH nesse sentido e dicas fundamentais para aumentá-la. Tenha uma ótima leitura!

Entenda a importância da retenção de talentos

Uma coisa é certa: os colaboradores são o principal ativo de uma empresa. Afinal, tudo no ambiente corporativo acontece por meio das pessoas designadas a cumprir determinadas tarefas.

Os colaboradores são responsáveis pelo funcionamento dos processos mais simples e também dos mais complexos do seu negócio. Eles atendem clientes, operam máquinas complexas, cumprem suas ordens e se desdobram para mantê-lo no ritmo adequado.

Nesse sentido, quanto melhores forem os profissionais contra da sua equipe, melhores serão seus resultados. Pois o desempenho da equipe está completamente conectado com as resoluções que as estratégias da empresa apresentam.

Só que contratar bons profissionais não basta. Principalmente, num mercado tão competitivo como o atual, porque caso seus trabalhadores não tenham razões o bastante para permanecer no seu time, eles podem facilmente trocá-lo por concorrentes que possuem propostas melhores.

Dito isso, é preciso se preocupar com a retenção de talentos, com a satisfação de seus colaboradores, sobretudo os que se destacam com algum diferencial nos serviços que realizam.

Quando você pode contar com profissionais altamente qualificados, verdadeiros talentos, fica mais fácil superar a concorrência pela entrega de soluções mais eficientes e melhor percepção de valor.

Além disso, à medida que a retenção de talentos é trabalhada, várias vantagens se tornam evidentes nos processos da sua empresa ― trazendo resultados melhores para ela num efeito cascata ―, incluindo:

  • equipes mais engajadas;
  • redução nos gastos trabalhistas;
  • possibilidade de contratar novos talentos.

O ponto é: o talento supera o esforço, por isso, não se pode abrir mão tão facilmente do capital intelectual que tem. No entanto, estes profissionais necessitam de motivos suficientes para permanecer na sua empresa, o que só acontece por meio de um conjunto de ações que possibilitem tal coisa.

É mais outro desafio dentre os diversos que o setor de RH enfrenta. Mas um planejamento estratégico pode ajudá-lo na manutenção de seus colaboradores mais capacitados.

Os principais desafios do setor de RH

Os principais desafios do setor de RH

Atualmente, um dos setores que mais sofrem mudanças na funcionalidade das organizações é o de Recursos Humanos. O surgimento de tecnologias inovadoras, além da recente transformação digital e nas relações de trabalho, exigem novos posicionamentos e adaptações na área.

Dessa forma, o RH não é mais um setor operacional dedicado à admissão e demissão de colaboradores apenas, mas sim uma peça importante na gestão estratégica de pessoas, essencial para otimizar os processos e potencializar os resultados da empresa. As principais mudanças da área, envolvem:

  • mudança na cultura do RH;
  • investimento nos novos recursos disponíveis;
  • liderança humanizada;
  • descentralização das informações;
  • empoderamento de líderes e colaboradores.

Contudo, se por um lado essas mudanças do RH trazem boas vantagens para os processos e resultados do empreendimento, por outro, existem muitos desafios para colocá-las em prática, especialmente na retenção de talentos.

Todo planejamento precisa ser feito de forma estratégica, considerando o emocional das pessoas, qualidade de vida e do ambiente de trabalho, dentre coisas que as tornam satisfeitas.

Trata-se de um conjunto de esforços para promoção do contentamento dos profissionais, o qual precisa ser muito bem pensado e executado para que culmine nos efeitos esperados.

A ideia é que o setor de RH se preocupe genuinamente com estes profissionais, valorizando seu crescimento, saúde e planejamento de vida para extrair seus potenciais máximos. Então, eles vão poder cumprir suas atividades da melhor maneira possível e confiarem mais no propósito do negócio.

Obviamente, tudo isso exige muita dedicação do RH. Isso porque, a retenção de talentos não é uma receita pronta, pelo contrário, os melhores caminhos para aumentá-la na sua empresa vão precisar ser encontrados. Ainda assim, algumas ações podem ajudá-lo na manutenção de seus colaboradores.

Como aumentar a retenção dos colaboradores

Como aumentar a retenção dos colaboradores

Há quem pense que para melhorar sua retenção de colaboradores talentosos, você só precisa aumentar os valores salariais daqueles que estão se destacando com uma expertise superior aos demais.

Ledo engano, pois as pessoas não prezam apenas por um bom salário para se sentirem satisfeitas no ambiente laboral. Na verdade, existem vários componentes que as tornam felizes com o que fazem, vestindo a camisa da sua empresa e abraçando seu projeto.

Por isso, listamos abaixo 5 dicas essenciais para ajudá-lo na tarefa de reter profissionais de valor. Confira:

1. Ofereça um ambiente de trabalho mais agradável

Antes de focar em pontos mais específicos da retenção de talentos, é interessante promover mudanças no próprio ambiente laboral. Quanto mais agradável, humano e acolhedor é o local de trabalho, mais dispostos ficam os colaboradores para desempenhar suas funções.

Perceba que, cada profissional fica na empresa por oito, nove ou mais horas para executar seu papel adequadamente. Isto é, mais da metade do tempo que eles passam acordados. Assim, o impacto da qualidade ambiente de trabalho tem grande influência na sua produtividade.

Ainda mais nos dias de hoje, nos quais problemas emocionais, como ansiedade, estresse, depressão e burnout acometem várias pessoas. Sem contar que o trabalho por si só já é desgastante, tanto mentalmente como fisicamente, para qualquer colaborador.

O ponto é: por mais inteligente e talentoso que um profissional seja, num ambiente tóxico ele não conseguirá entregar o melhor que pode e muito menos se sentir satisfeito.

Nesse sentido, sua empresa precisa implementar valores, crenças e ações que promovem um ambiente saudável, considerando a opinião dos profissionais da sua equipe para encontrar rapidamente os principais pontos de melhora.

Comece pelo macro e prossiga para o micro. Desse modo, tudo acontecerá de forma gradativa, no tempo ideal para que as ações para retenção de talentos sejam eficientes de fato.

2. Liderança humanizada

Ainda na criação de um ambiente de trabalho mais agradável, é fundamental que os líderes da empresa humanizem sua abordagem para retenção de talentos. Embora muitas lideranças optem pelo uso integral da linguagem vertical com os colaboradores, essa postura não é a mais efetiva.

A relação no trabalho fica muito conturbada quando os profissionais só recebem ordens de seus superiores, fazendo-os ficarem insatisfeitos e terem quedas expressivas na sua produtividade. Isso porque, eles não se sentem valorizados o bastante para se sentirem satisfeitos.

De acordo com Simon Sinek, autor e palestrante britânico-americano, líderes pobres nos empurram para meta apenas, enquanto grandes líderes nos guiam pela jornada. Por isso, a liderança do seu negócio deve prezar pela horizontalidade também.

É preciso considerar as emoções e sentimentos de cada colaborador, assim como suas habilidades e particularidades, construindo uma relação de igual para igual e saudável para ambos. A liderança humanizada nada mais é do que a boa gestão das pessoas que trabalham com afinco para alcançar os objetivos da empresa.

3. Cultura do feedback

Implementar uma comunicação mais empática por meio da cultura do feedback, é imprescindível na formação de um ambiente mais saudável dentro de uma empresa.

As equipes se tornam mais colaborativas entre si quando podem expressar-se com liberdade, o desempenho dos profissionais podem ser avaliados e aprimorados com mais facilidade, e a percepção de valor dos colaboradores em relação à liderança aumenta exponencialmente.

A cultura do feedback dá voz para os profissionais, uma vez que eles não precisam se sentirem inseguros para emitir uma opinião ou discordar de uma ideia dita pelos líderes, porque todos acreditam no mesmo raciocínio: o diálogo traz clareza e crescimento não só para o desenvolvimento profissional, mas pessoal também.

Além disso, essa relação mais próxima entre líderes e colaboradores permite que o setor de RH tenha mais informações sobre as necessidades dos talentos. Então, o caminho para torná-los satisfeitos fica cada vez mais claro.

Às vezes, as necessidades dos profissionais vão além da qualidade no ambiente de trabalho ou de ações da liderança que estimulam sua produtividade. Questões externas podem promover insatisfação e na aplicação cultura de feedback algo nesse sentido pode ficar evidente.

4. Plano de carreira

Adentrando pontos mais específicos para o aumento da retenção de talentos, oferecer um plano de carreira para os profissionais pode ser um fator determinante para fazê-lo permanecer na sua empresa, porque a visão indefinida sobre o futuro deixa os colaboradores incomodados.

Existem muitas pessoas com muito potencial, com um futuro promissor pela frente. Mas a maioria delas não possuem o direcionamento necessário para trazê-lo à tona, para a realidade. Então, com o passar do tempo, elas ficam frustradas ao perceber que seu crescimento ainda é pouco comparado com seu potencial.

Assim também, colaboradores perdidos a respeito de sua evolução profissional dentro da empresa nos próximos anos, podem se sentir altamente insatisfeitos. Inclusive, chegando ao ponto de se desligarem do projeto.

Desse modo, apresentar um plano de carreira de longo prazo para os talentos, com os conhecimentos e investimentos necessários previamente estabelecidos, é essencial para sua retenção.

5. Promova recompensas para os destaques

Reconhecer os destaques também é importante no aumento da retenção de talentos. Os colaboradores que apresentam resultados acima da média não podem ser ignorados de modo algum, porque isso pode desmotivá-los por acreditar que seu empenho não foi bom o bastante ou até fazê-los saírem da empresa pela desvalorização de seu trabalho.

Os profissionais precisam ser bem recompensados. O reconhecimento pode ser feito com bonificações financeiras, cursos ou eventos pagos pela empresa ou pelo simples agradecimento da empresa pela dedicação, eficiência e talento demonstrados no cumprimento da função.

Dessa maneira, eles vão se sentir valorizados tanto pelos líderes quanto colegas de trabalho, além de estimulados para apresentar resultados ainda melhores numa próxima vez.

Além disso, ações como essa incentivam todo o time, criando uma competição saudável para o cumprimento das metas. Como todos querem se sentirem relevantes no projeto e demonstrarem sua capacidade aos líderes, incluir motivações extras fazem a diferença para o melhor desempenho de cada colaborador.

Lembre-se: para que resultados diferentes sejam alcançados, novas ações também precisam ser feitas, caso contrário nada mudará. Assim, considere todas essas dicas que mencionamos e encontre as melhores formas de aplicá-las no seu negócio.

6. Ofereça benefícios diferenciados para seus colaboradores

Sem dúvidas, quando pensamos na satisfação dos colaboradores, muitas coisas estão envolvidas: um salário justo, reconhecimento pela performance, plano de carreira e, claro, bons benefícios.

Além dos benefícios básicos que a maior parte das empresas oferecem, como vale alimentação, vale refeição, vale transporte, plano de saúde e plano odontológico, por exemplo, existem outras alternativas que são diferenciadas e que, muitas vezes, fazem toda a diferença.

O gympass se tornou uma nova opção de benefícios que está agregando positivamente na retenção de talentos e na rotina dos colaboradores. Consiste em um apoio da empresa para estimular a prática de atividades físicas por parte dos colaboradores, garantindo assim não só uma melhora da saúde física como também da saúde mental dos mesmos.

Se pensarmos em outros aspectos da vida pessoal dos colaboradores que estão diretamente ligados à tranquilidade e qualidade de vida, nos deparamos com a segurança e controle financeiro.

A Rufy é uma solução muito interessante para empresas, que pode agregar ainda mais na grade de benefícios disponibilizados pela instituição.

Somos uma empresa de organização e educação financeira, e nosso objetivo é auxiliar os colaboradores a organizarem suas finanças pessoais, conquistarem objetivos, montarem reservas de emergência e até investirem, caso essa seja uma necessidade dessas pessoas.

Sabemos que a tranquilidade financeira faz toda a diferença para a qualidade de vida, performance e foco. Afinal, um colaborador tranquilo consegue focar mais em suas atribuições e entregar melhores resultados.

Por isso, quanto mais organizada, otimizada e saudável for a vida financeira da sua equipe, melhor!

Conclusão

Por fim, trabalhar a retenção de talentos está fortemente ligado com o crescimento da sua empresa. Profissionais altamente qualificados podem ser um diferencial competitivo e muito importante na conquista dos resultados esperados.

No entanto, essa não é uma tarefa nada simples, porque os colaboradores precisam estar satisfeitos em vários aspectos para garantirem sua permanência no projeto. O grande desafio do RH é fazê-los terem mais motivos para ficar do que para sair, encontrando e suprindo as principais necessidades dos profissionais.

Ainda assim, vale a pena o esforço para criar um planejamento estratégico para a manutenção desses excelentes colaboradores. Certamente, todas as ações feitas a fim de retê-los serão recompensadas em resultados expressivos para você e seu empreendimento.

Leia outro de nossos conteúdos sobre a importância da saúde financeira dos colaboradores!