A maioria das empresas tem uma grande preocupação com a retenção de seus talentos, e a redução do turnover é uma meta constante para manutenção da produtividade e crescimento dos negócios.

Antigamente, trabalhar por anos na mesma empresa era algo bastante positivo. Porém, hoje em dia, a troca de emprego não é vista como algo ruim. Muito pelo contrário, a busca de novas oportunidades é uma prática comum no mercado de trabalho.

Para conseguir a redução do turnover, é preciso que as empresas tenham estratégias focadas em melhorar o relacionamento com os funcionários e assim mantê-los motivados ao longo do tempo. Obviamente sempre existirá um turnover nas organizações, e muitas vezes isso é algo saudável, porque serve para renovar a equipe e trazer novas ideias.

De acordo com um artigo, publicado pela Forbes,  para as organizações prosperarem, elas precisam aumentar a diversidade e contratar pessoas que desafiem os processos. Porém, a elevada rotatividade de colaboradores oferece diversos prejuízos, como perdas financeiras, deterioração da imagem da empresa e piora no clima de trabalho.

Então, se você deseja aumentar a redução do turnover dos seus funcionários, fique com a gente até o fim deste artigo e aproveite todos os benefícios com nossas dicas. Confira!

Afinal, o que é turnover?

Afinal, o que é turnover?

Turnover ou rotatividade de pessoal é o nome dado ao fluxo de entradas e saídas de funcionários em uma empresa. Esse número é calculado a partir da relação entre o desligamento e a admissão de novos trabalhadores.

Quais são os tipos de turnover?

A rotatividade de funcionários acontece por diversos motivos, não só porque as pessoas estão insatisfeitas e vão procurar novas oportunidades. Muitas pessoas se aposentam ou simplesmente decidem parar de trabalhar. Por isso, existem dois tipos de turnover, que definem a rotatividade:

  • Turnover voluntário: quando o colaborador se desliga da empresa;
  • Turnover involuntário: quando o desligamento é feito pela empresa.

Estas duas modalidades precisam ser gerenciadas de formas diferentes. Em suma, para fazer a redução do turnover voluntário, é preciso que a organização faça uma análise profunda dos motivos que levam a pessoa a deixar a empresa e comece a pensar em estratégias para reter os talentos.

Qual é o impacto do turnover para a empresa?

Qual é o impacto do turnover para a empresa?

Como já falamos, um baixo índice de rotatividade é necessário para oxigenar os negócios. Porém, os impactos podem ser muito negativos se a empresa perde muitos funcionários para o mercado de trabalho.


Alguns prejuízos para as organizações:

  • Diminuição da produtividade, já que os novos funcionários passarão por um período de adaptação;
  • Perder os talentos e o capital intelectual da empresa para a concorrência. Afinal, é natural que as pessoas que saem do local levem algumas das práticas, fazendo com que a inteligência da empresa não só seja diminuída, como compartilhada com a concorrência;
  • Aumento dos custos do departamento de recursos humanos com demissão, contratação e treinamento de novos funcionários;
  • Prejuízo para a imagem da empresa frente ao mercado. Um alto nível de demissões pode mostrar para fornecedores, clientes uma fraqueza se comparado aos concorrentes;
  • Equipe sobrecarregada – até que um novo colaborador consiga desempenhar suas tarefas.Isso porque, a falta de mão de obra faz com que os funcionários não conseguem se dedicar com excelência ao trabalho, tampouco propor novas ideias capazes de alavancar os resultados corporativos;
  • Dificuldade em fortalecer a empresa como um excelente local para trabalhar. Certamente os profissionais mais talentosos e bem preparados do mercado não vão considerar trabalhar em uma organização que não consegue reter seus funcionários;
  • Prejuízo para as vendas. Muitos clientes criam uma relação de confiança com os funcionários, e não com a empresa, e acabam migrando para a concorrência para continuar com o mesmo atendimento;
  • Desgaste do clima organizacional. Afinal, trabalhar em um lugar com onde as pessoas são frequentemente demitidas ou pedem demissão gera um clima de insegurança e até de competição entre os colaboradores.

Essa realidade afeta o clima de forma bastante negativa, e certamente não é algo que ajuda na redução do turnover.

O que significa redução do turnover?

Basicamente, redução do turnover significa não ter uma grande saída de funcionários da sua empresa, ou seja, não perder talentos para o mercado de trabalho com frequência.

Como classificar as causas do turnover

Como classificar as causas do turnover

De uma maneira geral, os motivos do turnover podem ser classificados como controláveis, semi controláveis ou incontroláveis. Os controláveis são deficiências por parte da empresa que podem ser eliminadas, como por exemplo ajuste de salários, melhorias do processo seletivo e aprimoramento dos benefícios.


O turnover semi controlável é o que depende do empenho da empresa e também dos funcionários como por exemplo colaboradores insatisfeitos, com maus hábitos pessoais. Já o incontrolável são aspectos que não podem ser modificados como o óbito de funcionários ou o desligamento por doenças.

Quais são as estratégias mais interessantes para a redução do turnover nas empresas

Quais são as estratégias mais interessantes para a redução do turnover nas empresas

A empresa pode usar de diversas estratégias para a redução do turnover. Veja algumas delas a seguir.

Melhora do processo seletivo para redução do turnover

Para que o funcionário não queira sair da empresa com facilidade, é preciso que o processo seletivo seja feito de forma bastante criteriosa. Os contratados devem ser qualificados para a função e precisam ter o desejo de crescer dentro da sua organização.

Obviamente esse processo pode começar com uma boa entrevista, mas não é só isso. É importante realizar uma análise de perfil comportamental, para entender se o contratado estará dentro da cultura e dos valores da empresa.

Além disso, existem soluções que podem automatizar a filtragem de candidatos para avaliar se são ideais para o cargo. É possível também terceirizar o processo seletivo.

Em suma, seja qual for a estratégia adotada, o imprescindível é ter um excelente processo seletivo para redução do turnover.

Estruture um plano de carreira atrativo

Claramente sabemos que o salário é um grande diferencial, porém, muitos talentos procuram estar em empresas onde haja uma possibilidade de crescimento e onde conseguem enxergar a valorização do seu trabalho.

Estes planos de carreira divulgados para os funcionários mostram um caminho que pode ser seguido para conquistar promoções, aumentos de salários ou recebimento de bônus. Além de auxiliar na redução do turnover, é possível ter colaboradores mais motivados em alcançar os melhores resultados para a organização.

Invista na capacitação dos colaboradores

Os treinamentos podem ser ferramentas incríveis para redução do turnover. Pois, exigir que um funcionário execute funções que ele não está preparado para fazer pode ser um grande problema.

Inclusive, é essencial que os colaboradores tenham esse sentimento de valorização, de carinho e preocupação por parte da empresa com o crescimento profissional.

Tenha uma cultura de feedback

Saber os pontos positivos e o que pode ser melhorado é vital para os colaboradores se sentirem bem no desempenho das suas funções.

Uma cultura de feedback oferece mais segurança no exercício das atividades, e auxilia certamente na redução do turnover. O reconhecimento das contribuições feitas pelos trabalhadores da empresa é uma forma poderosa de retenção de talentos.

Fortaleça a cultura empresarial

É muito importante que os colaboradores tenham clareza sobre a missão, a visão e os valores da empresa. Divulgar essa cultura de forma objetiva evita a contratação de pessoas que não estão alinhadas com a organização.

Avalie o plano de benefícios da empresa para ajudar na redução do turnover

Não há dúvidas que um plano de benefícios corporativos atrativo pode satisfazer o colaborador com a empresa.

Estas vantagens extra salário costumam aumentar a sensação de bem-estar dos funcionários, que certamente vão colocar isso na balança no momento da tomada de decisão de uma possível demissão.

É necessário que o departamento de recursos humanos esteja sempre atento aos detalhes que fazem diferença na vida do colaborador e às principais tendências quando o assunto são os benefícios corporativos.

Ofereça canais de comunicação dos funcionários com a empresa

É de suma importância que a empresa esteja aberta a receber críticas e ouvir as ideias de seus funcionários. Por isso, realizar conversas periódicas e fazer pesquisas (que podem ser anônimas), mostram um tratamento mais humanizado dentro do local de trabalho.


Quanto mais distante for a relação do colaborador com a empresa, mais difícil será trabalhar a redução do turnover.

Cuide do ambiente organizacional

Algumas empresas possuem destaque pela preocupação com o ambiente de trabalho. Manter os funcionários felizes pode ser uma grande ajuda na redução do turnover. A pesquisa de clima é um excelente recurso para avaliar a percepção dos seus colaboradores quanto aos processos da empresa, bem como seu nível de motivação.

Faça avaliações de desempenho

Essa ferramenta aumenta o autoconhecimento do profissional e consequentemente ajuda no aperfeiçoamento das suas funções.

As empresas adotam esse procedimento para mensurar o desempenho e comportamento de seus colaboradores e permite que os gestores façam uma orientação mais objetiva em relação ao desenvolvimento do colaborador e sua relação com a equipe.

Ofereça uma jornada de trabalho flexível

Certamente os colaboradores de uma empresa têm necessidades pessoais únicas, e contar com certa flexibilidade no horário de trabalho pode ser um grande diferencial para a redução do turnover.

É possível considerar o home office, a carga horária reduzida ou mesmo alguns minutos diários para resolver os problemas pessoais.

Pense na qualidade de vida do funcionário dentro do ambiente empresarial

Além dos benefícios corporativos, que são voltados a cuidar do funcionário e de sua família fora da empresa, ter condições de trabalho agradáveis no desempenho das funções também pode ajudar na redução do turnover.

Equipamentos que funcionam, limpeza e segurança são fatores que mudam a percepção do colaborador frente à empresa. Um local de trabalho confortável, com boas condições para executar as atividades, é essencial para aliviar uma rotina diária de atividades.

Invista em uma excelente liderança

Você já parou para pensar que muitas vezes o colaborador pede demissão do seu chefe, e não da empresa? É essencial que os líderes coloquem a mão na massa, entendam as necessidades de seus subordinados e principalmente que os escutem de forma adequada.

Um líder comprometido e parceiro pode ser uma grande arma para a redução do turnover. Além disso, alguns gestores oferecem um tratamento diferenciado para certos subordinados.

Essa é uma questão que pode ser muito desmotivadora, e que provavelmente irá causar um grande incômodo no restante da equipe e portanto, é um comportamento que deve ser evitado.

Evite a sobrecarga de trabalho

Evidentemente as pessoas podem ter rotinas de trabalho que exigem esforço, mas sempre deve existir a preocupação da empresa com as pausas para a alimentação e para descanso.

Além do grande estresse e cansaço, um dia de trabalho extremamente extenuante contribui para o aparecimento de doenças físicas e psicológicas dos colaboradores.

É de suma importância ter medidas para  distribuir bem as tarefas e garantir um aproveitamento do tempo de forma humanizada na empresa.

Tenha uma política de salário justa e trabalhe a redução do turnover

Um dos motivos para a saída de um colaborador da empresa certamente é o recebimento de uma proposta melhor da concorrência.

A oferta de cargos superiores com melhores salários pode ser um grande atrativo, especialmente para os funcionários talentosos, com funções específicas e que entregam um bom resultado.

Quando o colaborador recebe um pagamento muito baixo, ele se sente menos estimulado a realizar o trabalho e pouco motivado a continuar na empresa.

Conclusão

Conclusão

Para finalizar, queremos salientar que a redução do turnover e consequentemente a retenção dos talentos, é fundamental para ter melhores resultados nos negócios e para manter uma boa imagem da empresa.

Com estas dicas, certamente você vai obter diversos resultados positivos.

Aproveite para ler também esse artigo sobre 17 dicas para promover a satisfação no trabalho. Certamente, ajudará muito a reduzir o turnover dos seus funcionários.