A produtividade na empresa é um dos fatores mais importantes para o seu crescimento. Às vezes, ela até está funcionando bem em sua operação, mas ainda assim, dá para ser melhor. Por exemplo, quando uma atividade é considerada satisfatória, porém, está sendo executada em um tempo maior do que o que ela realmente necessita. Isso impede que outras tarefas sejam executadas nesse período excedente.

Dessa forma, haverá uma queda na produtividade na empresa. Existe uma grande diferença entre trabalhar mais e trabalhar melhor. O cenário que vemos hoje são empresas que estão trabalhando mais e produzindo menos. O ideal é o contrário disso! A boa gestão da produtividade na empresa deve garantir vantagem em relação à concorrência.

Conheça agora 12 dicas para aumentar a produtividade na empresa.

A importância de uma equipe produtiva

Aumentar a produtividade na empresa é um enorme desafio para os gestores. O principal ponto para se conseguir alcançar esse objetivo é ter uma equipe produtiva. Esse fator traz consequências diretas no resultado da companhia. A organização é composta por pessoas. 

Logo, motivar os colaboradores é um dos mecanismos para melhorar a produtividade do seu negócio.

Uma das grandes queixas dos líderes de equipes é a ausência dos trabalhadores. Mas, essa ausência pode ser causada justamente pela falta de motivação. Independente se a empresa é grande ou pequena não existe gestor que não se preocupe em melhorar sempre a produtividade na empresa. Se os funcionários estiverem satisfeitos, há uma boa chance de eles produzirem muito mais e muito melhor.

Como o ambiente interfere na produtividade

Como o ambiente interfere na produtividade

Um dos fatores que mais afetam a produtividade na empresa é o ambiente. Um círculo onde o funcionário não se sinta à vontade para executar o seu serviço é onde provavelmente terá uma queda na produtividade. Todos precisam de boas condições de trabalho para poder desenvolver o seu máximo.

Além disso, uma atmosfera harmônica e amigável faz a diferença na produtividade da empresa. Todo colaborador que trabalha num ambiente que lhe traga paz e conforto, principalmente para que ele possa pensar, tende a ser um colaborador produtivo. 

Organização, segurança, saúde física e mental, e motivação são ingredientes que tornam o clima mais tranqüilizador para a equipe.

A liderança e a produtividade

Alcançar bons resultados passa pela influência que a liderança exerce na produtividade na empresa. O líder é o responsável por dar todo o direcionamento sobre as metas e objetivos que a empresa deseja alcançar. Ele é o responsável por identificar em quais pontos a sua equipe pode melhorar para aumentar a produtividade na empresa.

É o líder que fornece todas as ferramentas necessárias para os seus colaboradores. E essas ferramentas fazem com que a empresa tenha bons resultados. A produtividade na empresa irá acompanhar o perfil do coordenador do negócio. Se a gestão de pessoas for boa, a produtividade na empresa também será. Se for o contrário, os resultados deixarão a desejar.

Como aumentar a produtividade da equipe

Como aumentar a produtividade da equipe

Aumentar a produtividade na empresa requer esforço e dedicação. Todos nós sonhamos em sermos mais produtivos, mas dá trabalho chegar lá. Entender como anda a produtividade atual da sua companhia irá te ajudar a escolher quais ações você deve executar. Isso levará a táticas mais certeiras e desempenho com um maior retorno para a sua empresa.

Sabendo que você precisa melhorar a produtividade na empresa, te daremos 12 dicas para te ajudar nessa jornada.

1. Recrute com qualidade

A qualificação profissional é muito importante para uma organização. Isso porque garante que o futuro empregado tem a capacidade técnica de oferecer o melhor serviço para a empresa. Ao fazer a seleção profissional, utilize todos os critérios que acredita que serão bem vindos para a sua equipe e contribuirão para aumentar os seus resultados.

Você pode exigir formação, experiência e até um comportamento adequado para a vaga. 

Explore ao máximo o seu setor de RH. Caso não tenha um, utilize os líderes de equipe para te ajudar a enxergar o que falta naquele grupo. Um time atualizado, inovador e bem desenvolvido irá fazer toda a diferença na produtividade na empresa.

2. Determine metas e objetivos para a sua equipe

Sem uma meta bem definida a equipe não sabe o que precisa ser alcançado. Quando não se conhece a meta, ninguém dará a atenção necessária para a atividade que precisa ser executada. Com isso, a produtividade na empresa despencaram e logo você começará a ter problemas para gerir a sua equipe.

Então, defina as metas que a sua empresa precisa alcançar. Utilize um método que vá te ajudar nesse caminho. A técnica SMART é uma ótima ideia para quem deseja aumentar a produtividade na empresa. Estabelecer metas específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Realistas e Temporizáveis irá fazer toda a diferença na dinâmica produtiva da sua companhia.

3. Invista em treinamento

Aumentar a produtividade na empresa passa por colocar a equipe no rumo desejado. Com isso, é muito importante ter equipes bem treinadas e capacitadas para o serviço desejado. 

O treinamento ajuda a equiparar o comportamento e as habilidades dos colaboradores com os objetivos da companhia.

Alguns gestores acreditam que treinar as equipes é um gasto a mais que a empresa terá. 

Na realidade, capacitar os seus colaboradores deve ser enxergado como um investimento no seu próprio negócio. Companhias que não oferecem treinamento para os trabalhadores estarão sempre sujeitas a retrabalhos, pois estes irão realizar as tarefas diárias com menos qualidade e com isso você terá menos produtividade na empresa.

4. Melhore a comunicação interna

A comunicação é o melhor caminho entre a empresa e o funcionário. Não adianta planejar, traçar metas e criar estratégias se você não sabe como se entender com a sua equipe. 

Onde não existe a troca de informações e conhecimento sobre o negócio, não há produtividade na empresa. Isso ainda pode gerar insatisfação dos seus colaboradores.

É importante que você fale com o seu time. Toda vez que tiver dados importantes, sejam eles bons ou ruins, entre em contato com a sua equipe. Invista na melhoria dos canais de comunicação da empresa com os seus funcionários. Isso vai aumentar a produtividade na empresa e tornar o relacionamento entre ambos mais harmonioso.

5. Priorize a saúde física e mental do seu time

Equilibrar a vida pessoal e a profissional está cada vez mais complicado. Mas, essa será uma busca incessante da sua equipe. Sem dúvidas, esse é um dos pontos chaves para aumentar a produtividade na empresa. Apesar de muitos negócios esquecerem isso, a saúde física e mental dos seus colaboradores pode ter um impacto imenso na produtividade deles.

Estabeleça horários flexíveis quando o fluxo for menor. Possibilite trabalho remoto em dias de chuva ou trânsito intenso. Crie pacotes de benefícios diferenciados para metas e objetivos alcançados. Não pressione os seus colaboradores. Cuide da saúde da sua equipe como se estivesse cuidando da sua. Você logo perceberá uma grande diferença na rotina da sua companhia.

6. Comemore com a sua equipe

Além de incentivar a produtividade na empresa, você deve comemorar com a sua equipe. 

Quando a produtividade do seu negócio começa a alcançar o nível desejado você deve mostrar para o seu time que eles fazem parte deste sucesso. Se um projeto foi destinado e eles concluíram antes do prazo esperado, comemore!

Se você tinha problemas de prazo ou eficiência com um dos funcionários e ele está te surpreendendo, comemore com ele. Demonstre que você se importa com a melhoria dele e que ele pode fazer ainda mais pelo time. Quando os colaboradores sentem que o seu trabalho está sendo reconhecido é mais que certo que eles se sintam ainda mais motivados para cumprir as suas atividades.

Evite a perfeição

7. Evite a perfeição

Com certeza você já deve ter ouvido a frase: “melhor feito do que perfeito”. No mundo corporativo é importante fazer as coisas da melhor forma possível. Mas, cobrar perfeição da sua equipe pode trazer muitos transtornos e afetar a produtividade na empresa. É claro que você deve exigir qualidade no trabalho entregue pelas suas equipes, mas qualidade e perfeição são conceitos diferentes.

Evite fazer grandes dramas ou reclamações. É perfeitamente entendível quando um detalhe passa sem ser percebido por sua equipe. Tente não fazer disso o fim do mundo para os seus negócios. Procure a boa comunicação entre o gestor e o seu time. Dê feedbacks sinceros, oferecendo ajuda e procurando soluções junto com os seus colaboradores. 

Sempre foque na solução e nunca no problema.

8. Utilize processos simplificados e priorizações

A queda na produtividade na empresa se dá por processos muito complexos. Quando algo precisa ser feito e tem muitas exigências e particularidades acabam estafando o funcionário. 

Alguns serviços têm uma série de protocolos e burocracias que a empresa muitas vezes enxerga como necessário, mas que só tomam tempo do que poderia ser executado com mais simplicidade.

Opte sempre por processos simplificados e por priorizar atividades que são importantes. 

Muitos procedimentos são de alguma forma inúteis e só servem para gastar papel e tempo. 

Quando você simplifica os processos que a sua empresa faz, você começa a enxergar aqueles que precisam ser priorizados.

9. Cuide do gerenciamento do tempo

Cuidar do gerenciamento do tempo no trabalho é muito importante para a produtividade na empresa. Tarefas pouco produtivas, uma grande quantidade de retrabalhos, muitas reuniões com os mesmos conteúdos e atividades pessoais podem jogar tempo de serviço fora. Para que isso não aconteça é interessante estabelecer uma política eficiente de gestão de tempo.

Algumas reuniões podem ser trocadas por uma mensagem ou por um email. O dimensionamento da equipe evita que os seus colaboradores estejam sempre sobrecarregados. Crie um banco de horas extras e gerencie de perto, assim a empresa terá conhecimento sobre o tempo exato que os seus colaboradores ficam na empresa e o quanto de retrabalho está sendo realizado.

10. Abuse da tecnologia

A tecnologia trouxe incontáveis possibilidades para aumentar a produtividade na empresa. 

Com a utilização dos meios tecnológicos o gestor pode simplificar os processos existentes no negócio, e facilitar o gerenciamento das equipes. Ou seja, o uso de soluções inovadoras traz mais agilidades para as tarefas diárias e tudo que está relacionado ao empreendimento.

Outra vantagem da tecnologia é a mobilidade A produtividade na empresa aumenta porque os gestores agora podem estar ligados com os colaboradores mesmo não estando no ambiente físico do escritório. Reuniões e feedbacks podem ser online e o relacionamento com o cliente pode ser ainda mais rápido, trazendo satisfação para todos inclusos no processo.

11. Cuide da revisão dos processos internos

Privilegiar a organização traz ótimos resultados na produtividade de uma empresa. 

Companhias que são organizadas e conseguem controlar melhor os seus processos internos aumentam a produtividade na empresa. Com isso, dispõem de vantagens para o melhor funcionamento do seu negócio. Em contrapartida, processos desorganizados resultam em queda da produtividade.

A revisão dos processos internos ajuda a melhorar a produtividade na empresa. Assim, você consegue identificar quais os obstáculos que precisam ser superados. Bem como as falhas de planejamento e a quantidade de tempo que se leva para realizar uma tarefa simples. Outros pontos que podem ser revistos é o índice de retrabalho e toda a burocracia que a companhia precisa superar para alcançar bons resultados.

12. Traga mais humanidade para o ambiente de trabalho

Ninguém gosta de trabalhar no meio de bagunça e desorganização. Locais que trazem mais humanidade para o ambiente de trabalho dos seus colaboradores aumentam a produtividade na empresa. Independente da função, oferecer condições de trabalho adequadas faz com que o seu funcionário se sinta cada vez melhor e participativo.

Por isso, torne o ambiente da sua empresa mais agradável, limpo e saudável. Faça campanhas para que as equipes respeitem as regras de boas maneiras, convivência e educação. Conceda espaços onde os seus colaboradores sejam mais criativos, divertidos e libertos. Todos merecem se sentir em um lugar seguro, onde possam desenvolver o seu melhor trabalho.

Esperamos que essas 12 dicas de como aumentar a produtividade na empresa te ajudem a desenvolver um excelente trabalho dentro da sua companhia. Cada uma delas é pensada para que o seu negócio consiga desenvolver o melhor papel possível dentro do mercado competitivo que temos hoje.

Aproveite para conferir também o artigo “6 maneiras de aumentar a retenção de talentos” e saiba como reduzir a rotatividade na sua empresa.