A falta de organização financeira é um problema bastante comum, que muitas vezes se agrava apenas pela falta de planejamento e informação de qualidade. Quem não tem controle sobre o seu dinheiro acaba gastando mais do que deveria, perdendo o controle, e se sentindo em um beco sem saída.

Com isso, existe uma chance enorme de acúmulo das dívidas e a busca por soluções inadequadas como empréstimos com juros altos ou uso do cheque especial. Porém, se você está passando por isso e chegou até aqui, é porque precisa de informações de qualidade para ter controle sobre seu dinheiro e melhorar sua saúde financeira.

Por isso, fique com a gente até o final do artigo, confira nossas dicas e descubra como manter uma vida equilibrada com uma boa organização financeira!

O que é organização financeira?

Organização financeira basicamente é o controle que você tem sobre suas finanças. Esse conceito vai além de apenas pagar suas contas em dia. É preciso ter uma noção exata do quanto se ganha e como esse dinheiro é gasto.

Qual é a importância da organização financeira

Qual é a importância da organização financeira

A falta de dinheiro afeta a vida das pessoas de várias maneiras. Os prejuízos de não ter uma boa organização financeira pode prejudicar também a saúde e os relacionamentos dos indivíduos. Quando temos uma boa saúde financeira, é possível planejar bons investimentos, realizar sonhos, garantir um futuro mais tranquilo para a família e ter uma vida mais harmoniosa.

Por isso, mesmo que você esteja em um momento difícil, adotar algumas práticas eficientes para começar sua organização financeira é de suma importância. A falta de controle não está atrelada ao salário, mas principalmente à incapacidade de administrar esse recurso da maneira adequada.

Hoje em dia a oferta de materiais de consumo é gigantesca. A organização financeira vai te fornecer ferramentas para pensar em seus gastos de forma mais racional. O descontrole com as finanças e o alto grau de endividamento causa grandes prejuízos para a saúde das pessoas. Os números são assustadores.

Um estudo feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL),  mostrou que:

  • 58,3% se mostraram com estresse e irrigação;
  • 56,2% citam desencadeamento de um estado ide tristeza e desânimo;
  • 63,5% sofreram ansiedade;
  • 55,3% estavam angustiados;
  • 54,2% revelaram vergonha.

Por isso, não restam justificativas para reforçar a importância da organização financeira. Tudo começa com o entendimento de onde você está e quais são seus objetivos para colocar sua vida nos eixos.

Quando começar a sua organização financeira

Quando começar a sua organização financeira

Independentemente da sua situação atual, começar a organização financeira só vai te trazer vantagens, e por isso, quanto antes começar, melhor. Geralmente, a busca para ajustar as finanças começa em alguma situação difícil, mas você também pode começar esse hábito para melhorar seus ganhos e começar a poupar e investir.

Veja algumas vantagens que você pode ter em começar hoje mesmo sua organização financeira:

  • Conhecer os gastos que mais impactam seu orçamento;
  • Entender seus hábitos de consumo;
  • Tomar decisões mais conscientes em relação ao seus ganhos;
  • Ter oportunidade de se antecipar a possíveis situações de emergência.

Por isso, para te ajudar nessa missão, veja nossas 7 dicas. Continue sua leitura e confira!

7 dicas que farão diferença na sua organização financeira

7 dicas que farão diferença na sua organização financeira

Organize as receitas e despesas

O primeiro passo é saber como está sua saúde financeira. Não é necessário ser um especialista para fazer a organização financeira. O mais importante é não deixar nenhum registro de fora do seu controle.

Isso significa identificar todas as despesas fixas, as dívidas acumuladas, os gastos variáveis e a sua renda mensal. Se você mora em uma casa onde outras pessoas contribuem com a renda e também participa das despesas, não esqueça de incluir estes dados também.

Você pode usar uma planilha em excel simples, e começar a anotar todos os gastos dentro do mês. Somente com essa análise, já é possível identificar falhas no seu orçamento.

É com base nessa planilha que você poderá seguir para os outros passos da sua organização financeira, como por exemplo definir objetivos e quitar uma dívida.

Corte gastos desnecessários

Uma das premissas da organização financeira é começar a gastar menos do que se ganha. Por isso, especialmente se sua conta está no vermelho, é preciso buscar estratégias de controle de gastos.

Com sua planilha organizada, separe os gastos fixos e essenciais, como alimentação, saúde e educação, das outras despesas que não são de primeira necessidade. Geralmente são gastos que trazem alguma satisfação pessoal, e nesse momento é preciso fazer escolhas.

Isso não significa cortar tudo o que te faz feliz, mas é importante buscar alternativas. Por exemplo, se você tem uma assinatura de TV, pesquise se algum concorrente pode ser uma opção que te atende, por um preço menor.

Se você é uma pessoa que compra por impulso, comece a refletir um pouco antes de comprar qualquer coisa. Muitas vezes, ao sair da loja para “pensar” sobre a real necessidade daquele produto, você chegará à conclusão de que pode ficar sem ele. Ter esse controle de gastos é importantíssimo para sua organização financeira.

Defina seus objetivos e metas

Agora é a hora de saber o que você quer comprar, tanto a curto quanto a médio e longo prazo. Quais são seus sonhos? O que você busca conquistar?

Depois de definir essa meta, trabalhe seu senso de prioridade e veja quais são as mais e menos importantes. Além disso, veja o custo e quanto será necessário para atingir seu objetivo e tenha também um prazo para alcançá-lo.

Se tiver dúvidas sobre o quanto guardar dos seus ganhos para realizar suas metas, pense em algo entre 5% e 20%. Sem ter uma ideia de tempo para concluir a sua meta, fica mais difícil mensurar se você está no caminho certo de atingi-la.

Algo muito importante quando falamos das suas conquistas, é ter objetivos realistas. Durante a organização financeira, você não pode desanimar! E ter metas possíveis de alcançar é importante para te manter no caminho.

Com o passar do tempo, você vai perceber que está conseguindo poupar dinheiro que poderá tirar os seus sonhos do papel.

Negocie e quite suas dívidas para uma melhor organização financeira

Uma prioridade para uma melhor organização financeira é se livrar das dívidas. Por isso, se você está nessa situação, coloque foco nessa etapa do seu planejamento.

Fica bastante complicado pensar em poupar, investir ou realizar sonhos se você tiver um gasto mensal grande para o pagamento de parcelas. Além disso, as dívidas acumulam juros e multas, o que pode ser muito prejudicial para ter sucesso com sua organização financeira.

Por isso, priorize as dívidas com maiores taxas de cobrança por atraso como por exemplo os cartões de crédito ou o cheque especial e procure a instituição para negociar.

Quitar as dívidas pode ser interessante também para os credores, que oferecem um desconto ou mesmo o parcelamento da dívida para conseguir o recebimento do recurso.

Faça esse esforço até acabar com todas as suas pendências. Entretanto, se você não tem dívidas, nossa dica para a organização financeira é fazer o possível para não contraí-las. Um excelente caminho é sempre pagar as contas em dia e assim evitar juros e multas que poderiam ser cobrados.

Tenha sempre uma reserva de emergência

Todos nós sabemos que imprevistos acontecem. Então, uma das prioridades da sua organização financeira é sempre guardar um pouco de dinheiro para situações emergenciais.

Além do mais, seria bastante frustrante trabalhar numa organização financeira, colocar esforços para pagar dívidas, mudar a mentalidade, e ter que se endividar novamente para resolver algum problema inesperado.

Para entender o quanto você precisa ter nessa reserva, verifique a sua planilha com as suas anotações das finanças pessoais e identifique qual é a média dos seus gastos mensais.

Idealmente, tenha um valor que cubra 6 meses do seu consumo habitual. Dessa forma, faça o cálculo de quanto você gasta em um semestre.

Depois disso, veja quanto é necessário poupar mensalmente e por quanto tempo, até que consiga chegar nesse valor adequado para a sua reserva de emergência.

Faça um bom uso do seu cartão de crédito

Gastar no cartão de crédito pode ser algo bastante tentador, mas é preciso cautela ao usar essa forma de pagamento, especialmente para as contas parceladas.

Os cartões oferecem alguns benefícios como por exemplo o acúmulo de milhas, mas é importante que os gastos mensais com o seu cartão já estejam dentro do orçamento. Além disso, fazer muitas parcelas com o cartão de crédito pode acabar com a sua saúde financeira.

As dívidas podem se acumular e formar uma bola de neve. Lembre-se sempre que os juros cobrados pelos cartões são altíssimos, então dê sempre preferência para fazer suas compras em um único pagamento.

Outra forma de usar o cartão com sabedoria é procurar alguma instituição que não cobre anuidade, para evitar esse gasto. O ideal é sempre pensar em fazer suas compras à vista, e tentar tirar o máximo de proveito disso, já que muitos estabelecimentos oferecem descontos para esse tipo de pagamento.

Uma boa organização financeira exige disciplina. Portanto, assim que usar o cartão, já liste a sua despesa, e nunca gaste mais do que o previsto no seu orçamento. Lembre-se sempre que cartão de crédito não é renda extra e o pagamento da fatura não pode comprometer a saúde do seu orçamento mensal.

Aprenda como você pode investir o seu dinheiro

Depois de ter um fundo de emergência, como administrar os seus ganhos? Certamente, se você se empenhar na organização financeira, chegará ao ponto de conseguir investir o seu dinheiro.

Portanto, estude sobre isso pois existem diversos tipos de investimento no mercado, e é interessante já estar preparado e entender sobre as melhores opções. Então, analise suas alternativas e as que mais se encaixem com os seus objetivos.

Por exemplo, se seu objetivo é fazer uma viagem dentro de um ano, pesquise sobre o valor da viagem, o quanto deve ser poupado por mês, e qual é a melhor forma de fazer esse dinheiro crescer.

Estabeleça objetivos e metas financeiras para que você tenha clareza da utilidade do dinheiro poupado e da alternativa de investimento. Além disso, pense no seu perfil como investidor.

Se você é uma pessoa mais agressiva, dê preferência a aplicações mais arriscadas, como o investimento em ações e fundos imobiliários. Porém, se seu perfil é mais conservador, a melhor alternativa é partir para investimentos mais estáveis como a renda fixa.

Ter uma boa organização financeira faz toda a diferença na hora de pensar no futuro e planejar os próximos passos da vida com mais tranquilidade e consciência. Começar a organização financeira pode não ser uma tarefa fácil.

Até que esse hábito entre na sua rotina diária, será preciso dedicação e esforço, mas certamente os benefícios são incontáveis.

A organização financeira é uma ferramenta incrível para te trazer tranquilidade à longo prazo, e o primeiro passo é ter consciência do que você deve fazer para aumentar o controle do seu dinheiro.

Porém, se você sente que será muito complicado, que tal começar aos poucos? Uma boa alternativa é se comprometer por 30 dias com sua organização financeira. Fique firme durante esse tempo, e depois avalie se você quer continuar ou não.

Provavelmente, você irá perceber que toda sua dedicação valerá a pena, porque vai te trazer tranquilidade por assumir o controle das suas finanças.

Você gostou desse nosso artigo? Então, saiba mais sobre finanças pessoais, e os 8 erros que você não pode cometer se quiser sempre manter sua vida financeira saudável.