A produtividade é uma preocupação constante das empresas, e certamente funcionários com problemas financeiros não vão performar adequadamente. Aliás, a qualidade de vida dos trabalhadores impacta diretamente no bom desempenho de suas funções dentro da organização.

Trazendo esta realidade, muito conhecida para o contexto atual de um país bastante afetado pela pandemia de Covid-19, não é de se surpreender que um dos maiores motivos para a dor de cabeça dos brasileiros sejam os problemas relacionados ao dinheiro.

Uma pesquisa feita pelo PoderData mostrou que, em novembro de 2021, pouco mais da metade da população brasileira afirmou que a situação financeira pessoal piorou nos últimos 6 meses.

Quando aplicamos esse percentual ao quadro de colaboradores das empresas, a cada 100, temos 51 funcionários com problemas financeiros. Ou seja, uma realidade bem diferente do que tínhamos antes da pandemia.

Se seus funcionários estão com problemas financeiros, certamente isso pode estar influenciando na produtividade de suas atividades. Quer saber como isso pode ser resolvido? Confira o artigo a seguir e descubra tudo sobre o assunto!

O que é estresse financeiro?

O que é estresse financeiro?

Você já ouviu falar ou sentiu estresse financeiro? Pessoas estressadas geralmente ficam irritadas e nervosas. Isso acontece quando são submetidas a situações de grande esforço mental e emocional.

O estresse financeiro acontece quando esse comportamento é provocado por questões relacionadas ao dinheiro. Normalmente começa com uma simples preocupação. Porém, com o passar dos dias, e sem conseguir resolver os problemas financeiros, ocorre um impacto negativo em outras áreas da vida, como nos relacionamentos e também na produtividade no trabalho.

Alguns sintomas das pessoas que estão passando por estresse financeiro são:

  • Dificuldade em lidar com as dívidas;
  • Grandes preocupações com juros e empréstimos;
  • Medo de perder a fonte de renda;
  • Medo de não conseguir manter o padrão de vida da família após a aposentadoria.

Essa situação pode influenciar bastante na vida profissional e na saúde da pessoa. Na maioria das vezes, ela precisará de ajuda para sair desse problema.

Quais os principais impactos dos problemas financeiros no trabalho?

Quais os principais impactos dos problemas financeiros no trabalho?

Já falamos anteriormente que funcionários com a saúde financeira afetada não conseguem desempenhar suas funções de forma adequada. Uma pesquisa da PwC mostrou que 47% dos funcionários com problemas financeiros admite que se distrai no trabalho por causa das dívidas.

Pensando na saúde do trabalhador e da empresa, é importante que haja uma preocupação do empregador em relação a forma como os seus colaboradores gerenciam o próprio dinheiro.

Porém, as dificuldades financeiras vão além da queda de produtividade, e atingem os funcionários de muitas outras formas, como por exemplo:

  • Aumento das faltas no trabalho: as faltas podem acontecer por doenças como o estresse financeiro, depressão ou mesmo por necessidade do colaborador em ter que resolver sua situação financeira durante o período do trabalho. Outra causa para a ausência é a falta de sono, tão comum entre as pessoas que estão passando por uma grande dificuldade.

  • Dificuldade de focar nas tarefas: funcionários com problemas financeiros ficam ansiosos, preocupados e nervosos. Esse não é definitivamente o melhor cenário para quem precisa focar em algo. Normalmente, essa dificuldade financeira é uma das coisas que ele mais pensa durante todo o seu dia.

  • Diminuição dos resultados da empresa: se o colaborador não desempenha suas tarefas com qualidade e está ausente constantemente, os resultados da empresa podem ser afetados. Além disso, se vários funcionários com problemas financeiros precisam ser afastados, a organização terá que contratar substitutos, aumentando assim seus custos.

Como solucionar?

Como solucionar?

Ciente de todos os impactos que os funcionários com problemas financeiros podem ocasionar na organização, é importante que algumas providências sejam tomadas.

Evidentemente, não é o papel do empregador solucionar dívidas ou zerar quaisquer pendências que seus funcionários venham a ter, mas há muito no que contribuir para que a gestão do orçamento pessoal seja mais eficiente.

A saída está na educação financeira. Mas como levá-la até as pessoas? Confira a seguir algumas dicas que separamos com o intuito de te ajudar nestes casos.

Ofereça um programa de educação financeira para os funcionários

Criar um programa interno que tenha como foco a educação financeira é uma das ações que a empresa pode tomar. Esse programa pode ser implementado através de workshops, palestras com especialistas e treinamentos constantes, dividido em módulos e aberto para inscrições.

Colaboradores realmente interessados em ter mais bem-estar financeiro devem ser os primeiros a se inscrever. No entanto, este é um programa que deve ser incentivado a todo instante para que cada vez mais funcionários participem ativamente.

Muitos colaboradores com problemas financeiros chegam a essa situação por má administração das finanças. Portanto, é necessário que sejam abordados temas relativos, que envolvem diversas áreas sobre o melhor uso do dinheiro — como aplicar, como render, como ter uma reserva de emergência. -, mas também à avaliação de como está a vida financeira hoje e o que pode melhorar.

O colaborador tem muitos cartões de crédito? Gasta demais com itens sem muita necessidade?

São perguntas que precisam ser feitas para que as verdadeiras causas dos problemas financeiros sejam devidamente tratadas.

Ofereça um benefício corporativo de planejamento financeiro individual

Benefícios corporativos diferenciados são vistos com outro olhar no mercado de trabalho, e este pode ser um excelente trunfo para reter talentos. Oferecer para os funcionários com dificuldades financeiras as ferramentas necessárias para melhorar a vida financeira, é um grande diferencial.

Cada vez mais as empresas buscam oferecer benefícios que contribuam para melhorar a qualidade de vida. Principalmente no atual contexto causado pela pandemia, em que tivemos nossas vidas afetadas em todos os seus aspectos.

Contar com benefícios corporativos que olham para o bem-estar financeiro, certamente entra no rol dos queridinhos, e são realmente úteis e eficazes para melhorar a saúde do bolso.

Mas você deve estar se perguntando o que inclui um benefício corporativo de planejamento financeiro individual? Trata-se de uma consultoria?

Não é apenas isso. Montar um planejamento financeiro requer análises profundas sobre as necessidades, demandas, objetivos e metas de quem se propõe a fazê-lo. E, como o nome sugere, é preciso ter bastante pé no chão para o planejamento não ir para o ralo em poucos meses ou, até mesmo semanas.

O mais importante é contar com atendimento personalizado de quem realmente entende do assunto. Inclusive, ter esse acompanhamento constante, até para entender se o planejamento está surtindo efeito na vida dos funcionários com problemas financeiros é fundamental para o sucesso do projeto.

Um planejamento financeiro corporativo, em sua essência, proporciona ao funcionário que ele tenha autonomia necessária sobre as próprias finanças. Isso contribui para a melhoria da qualidade de vida não só a curto prazo, mas também no médio e longo.

Toque no assunto com frequência

Ao abordar assuntos relacionados à educação financeira com regularidade, seja por meio de boletins informativos, palestras ou qualquer outro tipo de comunicação interna, a empresa ajuda seus colaboradores a olharem para a questão e tratarem o assunto com a seriedade que ele merece.

Promover conversas sobre como fazer o melhor uso possível do salário, como organizar as finanças pessoais e como investir com segurança, por exemplo, serve como incentivo para os funcionários se planejarem financeiramente.

E claro, fazer o acompanhamento disso e incluir esse tipo de comunicação no calendário oficial da organização, são estratégias fundamentais para não deixar o assunto morrer.

Seja transparente com os funcionários

Em muitas situações, os funcionários com problemas financeiros ficam mais inseguros se há algum boato negativo a respeito da empresa. Por isso, se a empresa estiver passando por alguma situação especial, ser transparente é a melhor saída.

Se possível, o gestor deve manter sempre o diálogo com os colaboradores em relação a possíveis cortes, promoções ou reestruturações. Dessa forma, as conversas de corredor não irão contribuir para aumentar o estresse financeiro.

Essa empatia faz com que as pessoas se sintam mais confortáveis e motivadas, além de criar um laço especial entre os funcionários, empresa e gestores.

Salário atrativo para evitar aumentar o número de funcionários com problemas financeiros

Se o colaborador tem um salário muito baixo, incompatível com as suas habilidades, a chance de entrar em dívida é muito maior. Além disso, existe uma preocupação forte em conseguir arcar com as obrigações financeiras, que podem prejudicar a produtividade do colaborador.

Por esse motivo, uma das ações que a empresa pode ter para minimizar a quantidade de funcionários com problemas financeiros é ter salários justos, de acordo com os cargos ocupados.

Assim, a empresa reconhece o valor do funcionário e ele entende que, para ganhar mais, precisa aumentar sua qualificação profissional. Isso também impactará no crescimento do negócio.

Uma pesquisa interna de satisfação salarial pode mostrar claramente qual é a opinião dos funcionários sobre os salários pagos. Estudar como o mercado está remunerando as funções também é essencial para não ter salários defasados.

Outra alternativa é trabalhar com remunerações variáveis, ou seja, gratificações que os colaboradores recebem relacionadas ao desempenho.

Salário sob demanda: o seu dinheiro para evitar problemas financeiros

Salário sob demanda: o seu dinheiro para evitar problemas financeiros

O salário sob demanda vem ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo, e é uma alternativa para ajudar os funcionários com problemas financeiros. Nas empresas que adotam esse tipo de metodologia, o colaborador pode sacar parte da sua remuneração, de forma proporcional, no momento que for necessário.

Isso é feito por meio de um sistema integrado com a folha de pagamento da empresa. Vamos à prática. Por exemplo: o funcionário trabalhou 18 dias do mês e precisa do dinheiro. Na empresa em que há a opção do salário sob demanda, o colaborador poderá sacar o valor correspondente a esses dias trabalhados.

Essa pode ser uma excelente alternativa para que os funcionários não recorram ao cheque especial ou façam empréstimos com juros altos. Além disso, sacar o salário antecipadamente pode ajudar os funcionários com problemas financeiros a pagarem suas dívidas antes do vencimento, evitando assim multas e possíveis encargos.

Por que ajudar seus colaboradores?

O sucesso de uma empresa depende diretamente da qualidade do trabalho exercido por seus trabalhadores. Sendo assim, não faltam motivos para os empregadores ajudarem os funcionários com problemas financeiros.

Veja alguns benefícios que a empresa pode ter como reflexo do investimento em ações de bem-estar financeiro de seus colaboradores.

  • Redução de faltas;
  • Diminuição dos índices de rotatividade de funcionários;
  • Maior qualidade na execução do trabalho;
  • Aumento significativo da produtividade;
  • Melhora o clima organizacional com trabalhadores menos estressados;
  • Forte potencialização do bem-estar geral;
  • Redução do estresse financeiro.

Viu só? Não faltam motivos para ajudar os funcionários com problemas financeiros.

Benefícios ajudam os funcionários com problemas financeiros

Benefícios ajudam os funcionários com problemas financeiros

Já parou para pensar quanto do orçamento de um funcionário é gasto com transporte, alimentação ou convênios? Ter um plano de benefícios adequado para os colaboradores é fundamental para evitar o estresse financeiro destas pessoas.

Um estudo da Catho mostra que 40% dos colaboradores consideram o pacote de benefícios como um fator fundamental para iniciar em uma empresa. Isso mostra que além de ajudar os funcionários com problemas financeiros, um bom pacote de benefícios ajuda a atrair e reter talentos.

Previdência Privada Corporativa

Uma boa forma de melhorar a saúde financeira dos trabalhadores de uma empresa é incluir a previdência privada como benefício corporativo. De forma bem simples, a empresa oferece ao funcionário a oportunidade de aderir a um plano e uma porcentagem do salário é destinada mensalmente para a previdência. Esse desconto é feito diretamente da folha de pagamento.

Apesar de ser uma redução mensal do salário, ter um plano de previdência garante aos trabalhadores uma aposentadoria mais confortável, o que pode aliviar bastante o estresse financeiro. No Brasil isso ainda é novidade e ainda tem poucas empresas adeptas. No entanto, pode se tornar um grande atrativo para as empresas que oferecem esse benefício.

Conclusão

Para muitas pessoas, cuidar das finanças pessoais é um grande desafio. Para evitar que o número de funcionários com problemas financeiros cresça dentro da sua empresa, é preciso esforço, dedicação e principalmente informação.

Existem alguns erros comuns que impedem uma vida financeira saudável. Quer saber mais sobre isso? Então leia também o artigo 8 erros comuns em finanças pessoais.