Não é fácil definir o que é felicidade. E ao relacioná-la com o trabalho pode parecer uma explicação ainda mais complexa. Isso porque as pessoas têm suas próprias individualidades e anseios. Então, para promover a felicidade no trabalho, conheça melhor os seus colaboradores.

O trabalho não precisa ser fonte de estresse e considerado apenas como uma obrigação. Quando uma pessoa realmente gosta do que faz, ela realiza suas atividades com maior satisfação, alcançando também melhores resultados.

A importância de promover a felicidade no trabalho

A busca pela felicidade é uma constante na vida de todas as pessoas. Ninguém tem 100% dos seus dias felizes. No entanto, uma pessoa realizada tende a enxergar a vida com mais positividade. O mesmo acontece no ambiente profissional.

Muitas preocupações podem afastar o trabalhador do seu foco principal e atrapalhar a sua produtividade. Mas se ele se encontra em um ambiente que promove a felicidade no trabalho, com certeza terá boas fontes de apoio para ajudá-lo a voltar ao ritmo.

É comum que se diga que ao trabalhar com o que ama, a pessoa fica mais feliz. Isso também é verdade no que diz respeito à corporação. Se o seu colaborador admira os propósitos e ações da sua organização, tenha certeza de que ele encontrará mais facilmente a felicidade no trabalho.

Portanto, busque sempre por profissionais que estejam alinhados com as ideias e princípios da empresa. Isso é fundamental para que esse colaborador deseje se manter e crescer dentro da corporação.

Cada um é responsável pela própria felicidade. Logo, não depende apenas da empresa promover a felicidade no trabalho. No entanto, algumas estratégias podem te ajudar a alcançar essa sensação, melhorando o bem-estar corporativo e individual.

O ambiente de trabalho e seu impacto na rotina

O ambiente de trabalho e seu impacto na rotina

A felicidade no trabalho depende de diferentes fatores, que podem envolver a idade, experiência, vivência, expectativa e até mesmo a personalidade do indivíduo. Enquanto alguns veteranos podem se sentir satisfeitos e realizados com a estabilidade, um jovem ambicioso é capaz de se sentir motivado com os novos desafios.

Por isso, para entender o grau de satisfação dos colaboradores de uma empresa, é preciso considerar as suas individualidades. A felicidade é importante para manter a saúde e bem-estar individual. Mas também influenciam no convívio social, melhorando o ambiente de trabalho e até mesmo aumentando a produtividade.

Investir no bem-estar dos seus funcionários implica em investir na prosperidade da sua empresa. Para alcançar bons resultados, é preciso que o trabalho deixe de ser uma simples obrigação para seus colaboradores e passe a ser fonte de prazer e autorrealização.

Um profissional contente não levará problemas do trabalho para dentro de casa e terá mais tempo para desfrutar da companhia da família e entes queridos. Logo, este colaborador retornará para o ambiente corporativo ainda mais radiante e promoverá entres os seus pares a felicidade no trabalho.

Um local de trabalho harmônico favorece à colaboração e ao desenvolvimento em conjunto. Por isso é extremamente importante entender as necessidades reais da sua organização e elaborar estratégias para estimular a felicidade no trabalho.

Como motivar os colaboradores

Como motivar os colaboradores

Como você já percebeu, um colaborador feliz se torna um membro mais engajado e ativo, favorecendo o sucesso da organização. Mas a felicidade no trabalho depende de uma grande variedade de fatores. Você sabe como motivar seus funcionários e mantê-los em harmonia com os ideais da sua corporação?

Não existe exatamente uma espécie de fórmula mágica que vai funcionar com todo mundo. Mas alguns posicionamentos da empresa podem ajudar o colaborador a encontrar a felicidade no seu ambiente de trabalho.

Conheça algumas atitudes que podem te ajudar a fazer com que seu colaborador encontre a felicidade no trabalho.

1. Reconhecimento

Quem não gosta de receber um elogio após se esforçar muito para alcançar um bom resultado? O reconhecimento favorece a melhoria da autoestima e, portanto, promove autoconfiança e felicidade.

Existem várias formas de mostrar que respeita e reconhece um serviço bem prestado. Além do enaltecimento verbal é possível agradecer ao funcionário com gratificações financeiras, cursos, dias de folga e etc.

Sabe aquele projeto que exige mais responsabilidade e tem a ver com o cargo do seu funcionário? Permitir que ele faça parte desse desafio vai mostrar ao seu colaborador que você confia nele e reconhece o seu valor.

2. Desafios

Para muitas pessoas, é extremamente incômodo a monotonia nas atividades profissionais. Neste sentido, adicionar desafios às demandas cotidianas pode ser de grande estímulo e provocar no colaborador um estado de ânimo por se sentir mobilizado e incentivado a crescer.

Os desafios fazem com que as pessoas se esforcem mais para vencê-los. Assim, existe um crescimento pessoal e profissional envolvido e o trabalhador pode se sentir mais útil e até produzir mais e melhor.

3. Bons relacionamentos

Preze pela harmonia no ambiente de trabalho. O clima da sua organização vai influenciar na percepção do seu colaborador sobre a felicidade no trabalho. Estar em meio a conflitos e intrigas terminam desgastando o profissional e afastando a sensação de leveza e bem-estar.

Tente ouvir os seus colaboradores para entender quais as suas reais ambições. Assim eles se sentirão acolhidos e você terá um embasamento maior sobre como promover a felicidade no trabalho.

Além do mais, evite ambientes de extrema competitividade. Busque ações que façam com que seus funcionários entendam que estão todos trabalhando em prol de um único objetivo. Isso ajuda a aumentar a colaboratividade entre eles e evita desentendimentos improdutivos.

A felicidade dos colaboradores influencia nos resultados

Você já parou para pensar como você parece ficar mais inteligente e até ganhar disposição quando você está feliz? O mesmo acontece com os seus funcionários. Um colaborador feliz no trabalho é capaz de alcançar resultados muito mais vantajosos.

Estudos realizados pela Universidade da Califórnia revelaram que se um trabalhador estiver feliz, ele pode trazer inúmeros benefícios para a empresa. Dados indicam que o profissional pode ser em média 31% mais produtivo, 3 vezes mais criativo e vender até 37% mais em comparação aos colaboradores insatisfeitos ou acomodados.

Até mesmo o atendimento ao cliente é beneficiado com um trabalhador feliz. E os acidentes de trabalho, assim como os retrabalhos são drasticamente reduzidos.

Inclusive os custos com treinamento de novos colaboradores também são reduzidos. Primeiro porque um trabalhador feliz com seu ofício tende a se manter na empresa, diminuindo assim a rotatividade. Segundo porque em um ambiente de trabalho agradável os próprios veteranos tendem a auxiliar os novatos com satisfação.

Um profissional feliz busca sempre oferecer o seu melhor, com entusiasmo e boa vontade. Além disso, costuma ser proativo e vestir a camisa da empresa. Tudo isso só pode render excelentes resultados.

Como o RH deve atuar

Como o RH deve atuar

Existem algumas atitudes nas quais o setor de recursos humanos deve investir para ajudar a promover a felicidade no trabalho. O bem-estar corporativo é benéfico para todos e reflete até mesmo na vida pessoal de seus colaboradores.

Veja essas dicas para ter colaboradores mais satisfeitos.

Propósito claro e definido

Um funcionário concorda com o propósito da empresa e admira as suas ações, certamente será um funcionário mais engajado. É importante que a missão, visão, valores e objetivos da corporação estejam claros e bem definidos.

Assim, o profissional vai saber como poder entender melhor as motivações da organização. Isso é fundamental para que o funcionário se sinta parte integrante alcançando a felicidade no trabalho.

Lembre-se: cada vez mais as pessoas optam por trabalhar em empresas que compartilham ideias parecidas com as suas.

Estabilidade e Crescimento

Por mais que uma pessoa realize um trabalho por prazer, não podemos esquecer que ele é também sua fonte de sustento. Por isso, para alcançar a real felicidade no trabalho, o profissional precisa estar seguro da sua colocação na empresa. Assim como ter perspectivas de crescimento.

Essa segurança é importante para que o colaborador não foque demais na tensão e medo da demissão e deixe de produzir um bom trabalho. Isso não significa que você nunca poderá demitir ninguém.

Mas manter a transparência das ações do seu RH e estabelecer planos de carreira irão ajudar os seus colaboradores a se sentir mais confiantes. Essas são ótimas maneiras de promover a felicidade no trabalho.

Ofereça e solicite feedbacks

Os feedbacks são ideais para que o colaborador sinta que seu trabalho está sendo reconhecido. Com ele você pode não apenas elogiar o seu funcionário como direcioná-lo para estratégias de mais sucesso.

No entanto, escutar os feedbacks de seus colaboradores pode impulsionar o sucesso de sua empresa. Isso porque além deles serem capazes de contribuir com ideias que você talvez não tenha imaginado, seus funcionários se sentirão como parte ativa e importante na empresa.

Logo, seus colaboradores alcançaram a felicidade no trabalho ao sentirem que são ouvidos e que podem fomentar mudanças.

Flexibilize o trabalho

Investir em resultados é muito mais importante do que se preocupar com demandas ou horas cumpridas. Logo, para estimular a felicidade no trabalho uma ótima alternativa é a flexibilização.

Durante a pandemia, muitas empresas aderiram ao trabalho de forma remota ou híbrida. Você já parou para pensar que essa pode não ser uma solução temporária? Muitos serviços não exigem a presença de seus colaboradores e pode ser que alguns deles até produzam melhor se puderem trabalhar à distância.

Flexibilizar o horário diário também pode ser muito interessante. Se você precisa de um colaborador ativo por 8h, mas não determina horário de entrada e saída, ele poderá cumprir o mesmo prazo com maior autonomia.

Reduza as barreiras hierárquicas

Faça com que seu colaborador sinta que pode ter acesso fácil a todos da corporação. Assim, ele certamente irá se sentir como uma espécie de dono e vai buscar melhores resultados para a empresa.

Além disso, com uma comunicação mais uniforme é possível escutar a todos da corporação, aceitando contribuições para o desenvolvimento em conjunto. Para isso é muito importante manter uma comunicação interna clara e aberta.

Essa interação entre os diversos departamentos promove uma sensação de equipe, de bem-estar e colaboratividade, estimulando a felicidade no trabalho. Investir na comunicação interna pode diminuir os conflitos e promover avanços.

Promova hábitos saudáveis

Os hábitos saudáveis favorecem a felicidade no trabalho, porque promove um bem-estar individual e coletivo. Logo, você pode investir em oferecer aos seus funcionários serviços de atividades físicas, alimentação adequada, terapias e acompanhamento profissional para finanças e carreira.

Assim, seus colaboradores se sentirão mais seguros, preparados e saudáveis. Se tornando profissionais mais atuantes e dispostos a oferecer melhores resultados e se manterem fiéis à sua equipe.

Outro hábito interessante que pode ajudar a manter a felicidade no trabalho é a promoção de encontros e happy hours. A maioria dos funcionários ficam mais contentes ao poder estabelecer laços afetivos que ultrapassam os limites do trabalho.

Promover momentos descontraídos entre seus colaboradores vai estimular a felicidade no trabalho. E mais do que isso, vai fazer com que eles se vejam como amigos e possam contribuir nas demandas do dia a dia dos serviços de cada um.

Conclusão

Como podemos perceber, a felicidade no trabalho é uma questão de saúde individual que reflete no coletivo. Promover o bem-estar dos seus colaboradores é essencial porque eles são a sua principal ferramenta. É com a sua equipe que você poderá contar para alcançar resultados reais.

Esse investimento pode culminar em resultados sensacionais, tanto do ponto de vista da convivência, quanto financeiro. Um profissional satisfeito tende a oferecer melhores resultados. Em contrapartida, uma corporação em ascensão consegue disponibilizar mais recursos para estimular a felicidade no trabalho.

Obviamente não é todo dia que estão todos felizes. Mas num ambiente de trabalho harmonioso, um mal-estar pode ser rapidamente contornado. Além disso, quando as pessoas se enxergam como parceiras elas farão de tudo para ajudar o colega em seu dia ruim.

É importante ouvir seus colaboradores e entender que cada pessoa é diferente. Por isso, o que promove a felicidade no trabalho para um pode ser diferente para outro. Conheça a sua equipe e elabore as melhores estratégias dentro do seu contexto.

Gostou do conteúdo deste artigo? Continue navegando pelo nosso blog e aproveite todo o material que elaboramos para ajudar a sua empresa e os seus colaboradores.