Algumas coisas, quando aprendidas, podem melhorar muito a vida das pessoas e, sem dúvida, uma delas é a educação financeira para iniciantes. Inclusive, ao longo dos anos o mercado de trabalho sofreu uma transformação, e a forma das pessoas lidarem com o dinheiro também.

O que antigamente não era uma preocupação, aprender a administrar o dinheiro da melhor forma possível, evita muitos imprevistos e surpresas desagradáveis. No entanto, não se trata apenas de economizar, mas também de saber como organizar, gastar e guardar ou investir o dinheiro.

Tudo começa com um planejamento, pois é preciso saber onde está e onde quer chegar e, dessa forma trilhar um caminho. Isso permite que você tenha um presente sem grandes preocupações e a realização de sonhos futuros.

Pensando em te ajudar a se organizar, preparamos este guia com tudo o que você precisa saber sobre educação financeira para iniciantes. Então fique com a gente até o fim do artigo e comece hoje mesmo seu planejamento financeiro!

Mas afinal, o que é educação financeira?

Mas afinal, o que é educação financeira?

Podemos dizer, de forma simples, que a educação financeira é o conhecimento adquirido para gerenciar o seu orçamento financeiro pessoal ou empresarial. Em outras palavras, é a forma como a pessoa aprende a controlar gastos, investir o dinheiro e fazer com que ele cresça.

O principal objetivo é garantir uma vida estável e de qualidade, além da possibilidade da realização de sonhos e uma quantia para imprevistos. Neste contexto, a educação financeira para iniciantes é de suma importância para quem busca tudo isso, mas ainda não sabe como se preparar e organizar o orçamento.

Quais são os pilares da educação financeira

Pensando em educação financeira para iniciantes, é necessário entender alguns pilares para aprender a se guiar nessa jornada de conhecimento e ter uma mudança de percepção sobre o dinheiro.

Basicamente, estes são os 4 pilares:

  • Fazer dinheiro: estamos falando aqui em gerar mais renda, uma vontade da maioria das pessoas;
  • Administrar o dinheiro: não adianta ganhar mais se você não souber como cuidar destes recursos. Uma má administração vai fazer com que as pessoas caiam em tentações que as vão distanciar de seus objetivos;
  • Investir o dinheiro: apesar de ser algo que envolve estudo e dedicação, qualquer pessoa pode investir seu dinheiro. Diferentemente do que se pensa, isso não é um privilégio das pessoas ricas. É preciso apenas disciplina para poupar parte dos seus ganhos;
  • Empreender o dinheiro: muitas pessoas possuem o desejo de empreender, e para isso, é necessário ter uma boa educação financeira para abrir negócios prósperos.

Qual é a sua importância da educação financeira para iniciantes?

Qual é a sua importância da educação financeira para iniciantes?

Quem não deseja uma vida mais estável? A falta de educação financeira para iniciantes pode acarretar em muitas dívidas, perda de controle e busca por soluções como empréstimos e o acúmulo de mais dívidas.

Por isso, a forma como você lida com o dinheiro impacta diretamente na sua vida e inclusive, na sua rotina. O mais importante da educação financeira para iniciantes é a abertura de possibilidades para um futuro próspero e tranquilo.

Obviamente, uma remuneração que não seja muito alta, é um motivo forte para aumentar o endividamento das pessoas. Porém, a má administração do orçamento contribui diretamente para o aumento dos índices de inadimplência.

Hoje em dia, a educação financeira não está mais limitada aos investidores. Ela é essencial para o planejamento de todas as pessoas e, inclusive, vem sendo ensinada em algumas escolas.

Dessa forma, a educação financeira para iniciantes é imprescindível para que as pessoas aprendam a lidar com o dinheiro e tenham uma relação mais saudável com o consumo.

Para que serve a educação financeira para iniciantes

São muitos os benefícios de aprender a administrar o dinheiro. Mais importante do que o valor do rendimento, é considerar a maneira como você lida com isso no dia a dia.

Veja algumas das vantagens da educação financeira para iniciantes:

  • Ter estabilidade financeira;
  • Evitar o acúmulo de dívidas;
  • Aumentar a qualidade de vida;
  • Planejamento para comprar bens e realizar sonhos;
  • Ter um controle dos gastos e planejamento do seu orçamento;
  • Ter a tranquilidade de estar preparado para uma situação de emergência;
  • Redução da ansiedade e outros problemas relacionados a falta de estabilidade financeira.

Sou iniciante, por onde começar a aprender?

Quanto antes você der seu primeiro passo, mais rápido chegará ao seu objetivo de garantir sua estabilidade financeira. Portanto, comece adquirindo conhecimentos sobre educação financeira para iniciantes.

Faça um estudo sobre o dinheiro e a relação dele com a saúde física e psicológica das pessoas. Além disso, eduque-se sobre os benefícios de ter recursos para investir em um negócio próprio ou como isso pode te dar uma vida confortável ou mesmo a alegria de realizar sonhos.

Após esse momento de “inspiração”, preste atenção nas suas práticas diárias. Como seu dinheiro é recebido e usado por você? Como está sua saúde financeira?

Agora, é hora de pensar sobre sua situação emocional e qual é o seu nível de controle para evitar compras desnecessárias, sua preocupação com dívidas e se você quer ter planos para alcançar os seus sonhos.

Um plano de educação financeira para iniciantes começa sempre com a força de vontade de colocar em prática e sair da zona de conforto. Portanto, se você chegou até aqui, arregace as mangas e comece hoje mesmo seu caminho para sua independência financeira aplicando as dicas a seguir.

A educação financeira para iniciantes na prática

A educação financeira para iniciantes na prática

Mesmo que você ainda seja leigo no assunto, é possível ter grandes resultados seguindo alguns passos. No entanto, pode ser que no começo haja um desconforto, porque trabalhar uma educação financeira para iniciantes se trata de uma mudança de mentalidade.

Principalmente, se você tem uma impressão negativa quando o assunto são as finanças, pode parecer um assunto maçante. Porém, não deixe que estas crenças atrapalhem sua organização financeira.

Na verdade, a ideia é que você conheça sua realidade e tenha ferramentas para um futuro muito melhor. Depois de algum tempo, organizar seu orçamento fará parte do seu dia a dia, e você só terá benefícios em garantir um equilíbrio financeiro.

Passo 1: Diagnóstico da sua situação financeira

Para saber como melhorar, é necessário entender com exatidão quanto dinheiro você tem, quanto consegue ganhar mensalmente e quais são suas dúvidas. Portanto, a chave para o sucesso da educação financeira para iniciantes é uma análise aprofundada em todos os âmbitos da sua vida financeira.

Uma boa forma de começar é criar uma planilha e fazer um levantamento minucioso dos gastos e lucros mensais. A partir desta planilha você terá uma visão mais ampla do seu dinheiro e de como fará para cortar gastos supérfluos.

Nesse início, todo centavo deve ser considerado, pois nesse levantamento será possível verificar se o que está causando as dívidas são compras necessárias ou somente coisas supérfluas. Em outras palavras, para melhorar seu orçamento, é fundamental identificar qual o destino do seu dinheiro e se é possível adequar sua renda mensal com seu estilo de vida.

Esse primeiro passo é considerado um dos mais importantes na educação financeira para iniciantes, já que não é interessante iniciar uma jornada sem saber qual é o ponto de partida. Se a saúde das suas finanças não dependerem apenas de você, reúna toda família e peça ajuda para que haja a participação dos outros envolvidos.

Passo 2: É hora de se organizar

Após ter todo o diagnóstico da sua vida financeira, é o momento de criar um plano para quitar as dívidas e começar a organizar os gastos.

Agora, é hora de abrir mão de algumas compras para conseguir se livrar do que ainda precisa ser pago. Reduzir gastos é uma ótima forma de trabalhar a educação financeira para iniciantes.

Inclusive, este é um momento de negociar as dívidas. Preste atenção aos juros que elas acarretam e chegue no melhor valor possível. Na hora de fazer uma compra, pesquise os melhores preços, orce as melhores condições e opções.

Portanto, esse passo é uma via de mão dupla. É preciso reduzir seus custos para conseguir alocar esse valor economizado no pagamento das dívidas. Pense sempre como um primeiro momento, onde é preciso fazer alguns sacrifícios para realizar seus sonhos e viver uma vida mais tranquila e saudável.

Passo 3: As metas são importantes para o sucesso da educação financeira para iniciantes

Todos nós temos sonhos, e ter metas para atingi-los é uma excelente forma de se manter firme no seu processo de educação financeira. Portanto, estabeleça prazos para alcançar esses objetivos.

Pense em prazos que não sejam longos, mas também cuide para não colocar conquistas impossíveis. Uma boa dica é começar com metas mais simples, como poupar uma quantia pequena por mês, e depois ir crescendo com seus objetivos.

Passo 4: Sempre tenha uma sobra para emergências

Por mais que seja tentador poupar uma grande quantia e já começar a fazer seu dinheiro crescer, é importante na educação financeira para iniciantes que um valor seja direcionado para uma reserva de emergência.

É importante que essa quantia se encaixe no seu orçamento. Portanto, tenha paciência e calcule um valor que você possa sustentar.

Passo 5: Chegou a hora de investir

Para que o seu projeto de educação financeira para iniciantes tenha sucesso, é preciso chegar nesse pilar. É aqui que as coisas começam a acontecer de fato, ou seja, seu dinheiro será investido para trazer mais retorno.

Esse é o momento de fazer o seu dinheiro crescer, então é preciso escolher seu melhor investimento entre as diversas opções que estão disponíveis no mercado financeiro.

O mercado de renda fixa é muito procurado por pessoas que estão começando a organização financeira, por ser a forma mais segura. Mas com estudo e dedicação, você pode conhecer outras formas de aplicar seus recursos.

Para resumir, entenda que todos os outros passos são fundamentais para te trazer para esse último. Afinal, para ter um futuro tranquilo e feliz, é preciso ter tranquilidade financeira.

No entanto, poupar não significa apenas deixar de gastar ou viver de maneira minimalista. É possível fazer o seu dinheiro crescer apenas cortando os excessos e, principalmente, trabalhando sua educação financeira para fazer o dinheiro trabalhar a seu favor por meio de bons investimentos.

Dicas de educação financeira para iniciantes

3. Dicas de educação financeira para iniciantes

Além de seguir todos os passos que citamos, queremos dar 3 dicas incríveis para você se educar financeiramente.

1. Trabalhe sua inteligência financeira

Para ter sucesso financeiro, é preciso mudar a forma de pensar e entender mais sobre o dinheiro. Entre outras coisas, desenvolver a inteligência financeira significa pensar antes de comprar, ter controle emocional, aprender a guardar dinheiro e ler o que os especialistas ou livros sobre educação financeira falam sobre o assunto.

2. Não empreste mais dinheiro

Muitas vezes, assim que algum valor começa a “sobrar” no seu bolso, aparece a oportunidade de emprestar o recurso para alguém. Além de impedir que outras pessoas também procurem a educação financeira para iniciantes, você irá retardar o alcance dos seus objetivos.

3. Cuidado com o uso do cartão de crédito

Não é porque o limite está lá, que ele precisa ser gasto. Lembre-se que um dos pilares da educação financeira para iniciantes é cortar gastos desnecessários e quitar dívidas. Portanto, para ter sucesso, é preciso cuidado ao usar o crédito.

Conclusão

A educação financeira para iniciantes é essencial para melhorar todos os aspectos da vida das pessoas, e garantir estabilidade, facilidade e maior compreensão sobre o dinheiro. Neste guia, falamos tudo o que você precisa saber para tornar o seu futuro mais promissor, reduzir o estresse, ganhar mais confiança e ainda realizar os seus sonhos.

Mesmo com todas estas vantagens, muitas pessoas ainda não praticam a educação financeira, pois grande parte pois é preciso uma mudança de mentalidade e muita organização pessoal. Portanto, é preciso ter força de vontade e um grande planejamento pessoal para chegar ao sucesso financeiro.

Se você está com dificuldade nesse planejamento, continue com a gente e leia o artigo sobre os Planejamento financeiro pessoal: os erros mais comuns e como evitá-los.