Quando pensamos em educação financeira, uma das primeiras coisas que vêm à cabeça é como começar a guardar dinheiro. Além de aprender a investir e a organizar melhor os gastos, saber poupar e ter um pé de meia para o futuro, também é muito importante.

Mas não é todo mundo que sabe fazer isso, e nem mesmo tem uma ideia de como começar a guardar dinheiro no dia a dia.  No entanto, esta não precisa ser uma tarefa tão difícil. Como em tudo na vida, precisamos começar por algum lugar.

A ideia deste artigo é ajudá-lo justamente nisso: como começar a guardar dinheiro?


Leia tudo com atenção e aproveite as dicas para organizar suas finanças e economizar.

Por que começar a guardar dinheiro?

Por que começar a guardar dinheiro?

Ter dinheiro é essencial para comprar roupas, alimentos, estudar e atender nossas necessidades em outras situações rotineiras. Porém, não é apenas por isso que é importante começar a guardar dinheiro.

No nosso dia a dia, nos deparamos com situações emergenciais, inesperadas, que podem depender de um recurso extra para serem resolvidas.

Quando precisamos resolver um problema e não temos uma vida financeira saudável, as situações podem se tornar muito mais difíceis. Além disso, existem os nossos sonhos. Ter metas é fundamental para uma vida mais feliz e saudável.

Então, ao começar a guardar dinheiro, a realização dos sonhos vai ficando cada vez mais próxima, pois você saberá quanto tem que economizar e, pelo seu histórico, uma média de tempo para isso acontecer.

Como economizar dinheiro se você está endividado?

Como economizar dinheiro se você está endividado?

Começar a guardar dinheiro com dívidas para pagar parece uma missão impossível, não é mesmo? De fato, isso pode ser complicado, então a primeira providência deve ser uma análise profunda dos seus gastos para encontrar saídas para colocar um fim nestes débitos.

Depois de saber o quanto você deve, liste suas dívidas, começando da maior taxa de juros para a menor e tente negociar com seus credores as que mais crescem mensalmente.

Liste seus gastos fixos e entenda quanto sobra do seu ganho mensal. Com essa “sobra”, tente quitar o que você já deve, e trabalhe o hábito de pagar suas contas em dia. Se possível, faça uma renda extra e comece a montar uma reserva de emergência (mesmo que seja com pouquíssimo recurso).

É muito importante eliminar todas as despesas supérfluas e gastos desnecessários. Faça cortes, e pense nisso como uma providência momentânea. Logo, isso deve passar e, certamente sem dívidas, será possível começar a guardar dinheiro.

Como economizar dinheiro mesmo ganhando pouco?

Mais importante do que o valor que você ganha, é a forma como lida com esse dinheiro. Existem pessoas com salários altíssimos que vivem endividadas, enquanto outras que ganham bem menos, conseguem ter uma vida financeira muito saudável.

Por isso, não é o valor do seu salário que pode te impedir de começar a guardar dinheiro. Veja algumas dicas para te ajudar:

  • Crie o hábito da organização. É importante saber o quanto você ganha e quais são os custos fixos mensais para ter uma ideia clara do quanto irá te sobrar;
  • Pesquise onde é possível cortar despesas, sem comprometer sua qualidade de vida;
  • Crie o hábito de guardar dinheiro. Uma boa dica é sempre receber o salário e reservar 10% da sua renda para a poupança.

Tente já pensar no seu ganho mensal com esse valor descontado, como se fosse algo compulsório. Tenha em mente que começar a guardar dinheiro exige uma mudança de mentalidade, de hábito, e isso pode ser um desafio no início, mas vai te trazer grandes frutos no futuro.

Dicas para começar a guardar dinheiro e evitar dívidas

Já falamos aqui que para começar a guardar dinheiro é preciso fazer uma mudança de hábito, e podemos dizer que muitas pessoas possuem o costume de gastar mais do que recebem.

As dívidas são as vilãs de quem quer poupar e investir. Por isso, para alguém que quer ter uma reserva ou realizar seus sonhos, elas devem ser evitadas.

Mas como fazer isso? Você precisa seguir 3 regras básicas.

1. Não use o cheque especial

Apesar de ser um dinheiro “fácil” o uso do seu limite acarreta em juros altíssimos. É um dinheiro extremamente caro e ele não deve ser pensado como parte do seu ganho mensal.

2. Evite fazer parcelas no seu cartão de crédito

Pode parecer tentador, mas é muito comum que o acúmulo de parcelas no cartão se converta em uma dificuldade imensa em quitar a fatura no fim do mês.

3. Pense antes de comprar

Entrou em uma loja e quer algo? Dê pelo menos uma volta antes de efetuar a compra. O impulso pode te fazer gastar em coisas que não são necessárias.

Existe fórmula para conseguir economizar dinheiro?

Quem nunca resolveu começar a guardar dinheiro e acabou desistindo porque não conseguiu controlar o orçamento, esqueceu as anotações ou achou tudo muito complicado?

Realmente em um primeiro momento, essa organização pode ser bastante desafiadora. Então, apesar de não existir uma fórmula para começar a guardar dinheiro, existem alguns métodos que podem te ajudar em sua saúde financeira.

Método 50-30-20

Este sistema consiste em dividir sua renda em 3 partes, considerando que 50% irá para as despesas fixas e essenciais, 30% para variáveis e gastos não tão necessários e 20% para uma reserva.

Você pode adaptar o método se for complicado começar dessa forma alocando uma porcentagem maior para as despesas fixas e diminuindo o valor para poupar. O mais importante é manter a disciplina.

Método do desafio semanal

Aqui a ideia é começar a guardar dinheiro todas as semanas. É preciso ter um valor fixo para começar, e fazer tudo o que é possível para manter essa economia. Você pode começar com pouco, entre 2 e 10 reais por semana, mas fique firme para atingir sua meta.

Como começar a guardar dinheiro: 4 passos para você seguir

Como começar a guardar dinheiro: 4 passos para você seguir

É muito fácil encontrar pessoas que pensam que para poupar dinheiro, é preciso ganhar muito. Como já falamos aqui, isso não é verdade.

Saber lidar com o dinheiro e se organizar financeiramente é o ponto de partida para começar a guardar dinheiro. Então, veja a seguir, 4 passos para te ajudar nessa jornada.

Passo 1: defina seus objetivos

Quem poupa o faz por algum motivo. Pode parecer óbvio, mas é importante ter clareza do porquê você quer guardar dinheiro.

Você tem algum sonho? Quer comprar uma casa? Viajar pelo mundo? Estudar fora do país? Ter dinheiro para bancar os estudos dos filhos, quando os tiver? Mudar de carreira? Tirar um ano sabático? Ou simplesmente quer se aposentar mais cedo?

Não existe resposta certa, nem objetivo certo ou errado. Mas a resposta para a pergunta “qual o seu objetivo” pode ajudar a traçar a melhor estratégia para começar sua poupança.

Por exemplo: se você quer comprar um apartamento e sabe que, para isso, precisa dispor de uma quantia X em determinado período de tempo, você sabe que precisa economizar um valor mínimo todo mês para que esse objetivo se torne viável dentro do prazo que você espera.

Além disso, quanto mais sabemos a finalidade da economia, mais foco teremos em cumprir as metas. Com o tempo e a realização dos sonhos, ficará claro que sua decisão em começar a guardar dinheiro foi extremamente acertada. Todo o esforço valerá a pena.

Passo 2: comece a guardar dinheiro com os pés no chão

E aí entra o segundo passo. Se você já sabe qual o seu objetivo, você precisa se planejar para alcançá-lo. E para fazer isso é necessário ter real controle sobre o seu orçamento, incluindo quanto você ganha, tudo o que você gasta e todos os possíveis destinos do seu dinheiro no dia a dia.

Colocar tudo no papel é o primeiro passo para ter um planejamento financeiro completo e saber exatamente quanto você pode poupar no final do mês.

Afinal, da receita total (todo o dinheiro que cai na sua conta), é necessário primeiro dar cabo de todas as despesas – fixas, variáveis e as que não podem ser previstas – para depois saber qual quantia sobra para a reserva financeira de fato. A partir disso, você consegue fazer as contas de quanto pode guardar e por quanto tempo.

Exemplo: se você precisa juntar R $50.000,00 e consegue poupar R $500,00 por mês, então você já sabe que precisará fazer este movimento por 100 meses (ou 8 anos e três meses) até chegar à quantia necessária para atingir seu objetivo.

Ter clareza de quanto tempo você vai levar para conseguir o que deseja vai trazer uma sensação incrível que a meta conseguirá ser alcançada.

Por isso, é importante ter os pés no chão e não estipular prazos ou valores inalcançáveis, para que você não desanime no meio do caminho. Use seu bom senso – nem tão fácil, nem impossível.

Passo 3: controle seus gastos no dia a dia

Se 100 meses parece um período muito longo para chegar à reserva financeira almejada, talvez você possa tentar encurtar o caminho controlando mais os seus gastos no dia a dia. Como mencionado acima, parte da sua receita vai para despesas que variam a cada mês.

Estamos falando de compras, supermercado, restaurantes, transporte, farmácia etc. É claro que todo mês vamos ter gastos que fogem das contas da casa, por exemplo, mas é possível avaliar a fundo o seu orçamento para entender onde está consumindo mais dinheiro e onde é possível cortar com mais facilidade.

Geralmente, a resposta está nas compras mais supérfluas ou em “bobagens” do dia a dia que achamos que mal fazem diferença, mas que podem representar uma quantidade razoável ao final do mês.

Monitorando seus gastos, portanto, pode ajudá-lo a poupar R$ 600,00 em vez de R$ 500,00, por exemplo. Já ajuda, não? Além de pensar nas contas que podem ser cortadas, você também pode analisar seus gastos e pensar no que é possível ao menos diminuir o custo.

Por exemplo: você gasta uma quantia por mês no seu telefone e internet. Existe algum plano que te atenda bem um pouco mais barato? Muitas vezes, pequenas mudanças já podem refletir em uma grande economia no fim do mês, o que pode te ajudar a poupar ou a quitar suas dívidas mais rapidamente.

Passo 4: comprometa-se para começar a guardar dinheiro!

Nenhum passo acima adiantará se você não assumir um compromisso real de poupar dinheiro todo mês. Como dissemos, é uma mudança de mentalidade!

Existe uma máxima que é: é melhor poupar um pouco do que poupar absolutamente nada. Então se você pretende guardar R $500,00, mas acontecer um mês de você só conseguir poupar R $200,00, não tem problema.

Poupe o que dá! Fará diferença lá na frente.Porém, não desanime e tente voltar a sua meta no próximo mês. Uma estratégia para não deixar de poupar porque não sobrou dinheiro no final do mês é simplesmente não deixar para guardar dinheiro no final do mês.

Assim que o salário cair na conta, já pegue a quantia que deseja guardar e tire da frente para não gastar com outras coisas. É uma forma de se obrigar a poupar e criar o hábito.

Conclusão

Para finalizar, queremos destacar que talvez, quando você começar a guardar dinheiro, não perceberá um impacto positivo muito grande no seu dia a dia. Pelo contrário, isso pode ser um desconforto.

Porém, a longo prazo, um dinheiro bem investido vai fazer uma diferença enorme na sua vida. No momento do resgate do dinheiro, na hora de comprar algo que você sempre sonhou, suas ações serão grandemente recompensadas.

Portanto, sempre pense no futuro, no benefício que essa atitude simples de começar a ganhar dinheiro vai te proporcionar.

Gostou das dicas? Aproveite para ler também o artigo sobre O que é reserva de emergência e como montar a sua.