Os benefícios corporativos estão se tornando cada vez mais essenciais nas empresas. Trata-se de uma ferramenta que eleva o nível de satisfação dos colaboradores, atraindo e retendo talentos, pois fazem eles se sentirem mais motivados e valorizados.

Apesar de muitos ainda pensarem o contrário, cuidar do bem-estar e qualidade dos colaboradores também faz parte da ação dos empreendimentos. Afinal, é a sua equipe que faz a proposta do negócio ser trazida à realidade, atuando com eficiência nos mais variados setores.

Caso seus profissionais não estejam insatisfeitos, as metas pré-estabelecidas pela empresa não serão alcançadas, já que a produtividade é um reflexo da satisfação. E o pior: você corre o risco de perder talentos para sua concorrência por conta do mesmo problema.

Nesse sentido, os benefícios corporativos aparecem como uma ótima solução para lidar com essa questão, trazendo vantagens que correspondem às principais necessidades dos colaboradores, além de estar dentro da estratégia da empresa.

Quando recebem soluções que atendem suas necessidades, os trabalhadores tendem a desenvolver suas funções com mais empenho, aumentando tanto sua performance individual quanto em grupo.

Assim como, oferecer maior resistência diante de qualquer investida dos concorrentes para contratá-lo, porque encontram mais motivos para continuar no seu projeto do que para abandoná-lo.

Continue a leitura e entenda mais sobre a importância dos benefícios corporativos e as principais vantagens que você precisa oferecer para os colaboradores da sua empresa. Acompanhe!

O que são benefícios corporativos?

O que são benefícios corporativos?

Provavelmente, algum conhecido seu mudou de emprego uma vez e te disse: “eu saí de lá porque recebi uma proposta de emprego melhor.” No entanto, você já parou para pensar no que este “emprego melhor” significa de fato?

Diante desse questionamento, é normal que o aspecto salarial seja o primeiro pensamento que venha à cabeça, mas há tempos o quanto as pessoas ganham não é a única coisa que importa para fazê-las satisfeitas no trabalho.

Existem outras necessidades dos colaboradores de uma empresa que precisam ser supridas para não só mantê-los no projeto, mas também estimular sua produtividade, visando tanto o crescimento do profissional como do negócio. É aí que entram em cena os benefícios corporativos.

De forma geral, os benefícios corporativos são um conjunto de ações vantajosas que buscam valorizar o bem-estar e qualidade de vida dos profissionais da sua equipe. Nós não estamos falando de direitos do trabalhador, como o vale-transporte, por exemplo, porque eles são obrigatórios, mas sim dos benefícios concedidos voluntariamente pela organização.

À medida que os colaboradores percebem este cuidado genuíno por parte da empresa, eles passam a correspondê-lo com mais de sua produtividade e fidelidade, porque além de receberem as vantagens que atendem pontos importantes de sua vida, eles se sentem mais valorizados e satisfeitos para trabalhar.

Com o engajamento da equipe elevado o resultado não pode ser outro a não ser resultados expressivos para o seu negócio, além de diferenciais competitivos como veremos com mais detalhes abaixo.

Entenda a importância de incentivar os colaboradores

De fato, a competição no mercado tem se tornado cada vez mais acirrada. Logo, ter um ou mais diferenciais é quase um objeto de obsessão para os negócios. O destaque pode estar na visão dos clientes ou nos processos do ambiente corporativo, pois ambos te levam ao mesmo lugar, isto é, ao crescimento.

Nesse contexto, fica mais fácil entender porque tantas mudanças estão acontecendo no setor de Recursos Humanos. As empresas estão apostando em novas tecnologias, posicionamentos e abordagens na área, transformando-a numa parte importante da gestão estratégica de pessoas e reduzindo as taxas de turnover.

Assim, os benefícios corporativos são vistos pelo RH como fundamentais para competir com seus melhores concorrentes. Um bom plano de vantagens para os colaboradores os fazem ter mais vontade de permanecer na empresa, assim como de produzir resultados melhores. Ou seja, a adoção da prática leva à atração e retenção de talentos.

Contar com profissionais altamente qualificados constrói um forte diferencial para seu empreendimento, não só em termos de ideais, produtividade e melhores resultados, mas também no sentido de não perder colaboradores de valor para a concorrência.

Além disso, os próprios trabalhadores preferem organizações que estejam mais alinhadas com suas metas e propósito, se preocupando com seu bem-estar e qualidade de vida, do que simplesmente àquelas que lhe pagam um bom salário e os fazem exercer determinada função. Eles esperam mais vantagens para atuarem satisfeitos no trabalho.

Dessa forma, os benefícios corporativos podem extrair o melhor do colaborador, trazendo à tona seu real potencial. Em outras palavras, você pode descobrir novos talentos quando oferece vantagens que atendem às necessidades latentes dos profissionais, qualificando sua mão de obra e aumentando ainda mais seu diferencial competitivo.

Quais são os principais tipos de benefícios corporativos que você precisa conhecer?

Quais são os principais tipos de benefícios corporativos que você precisa conhecer?

1. Qualidade do ambiente corporativo

Não há como falar de benefícios corporativos sem falar da qualidade do próprio ambiente laboral. Um dos fatores mais determinantes à satisfação dos profissionais é o estado da relação no trabalho.

A conversa é unilateral demais de líderes para colaboradores? Há situações em que os profissionais podem se expressar deliberadamente? Se a resposta para perguntas como essas forem negativas, possivelmente o ambiente da sua empresa não é bom.

Dessa forma, promover ações para melhorá-lo ― ainda que você o considere dentro do ideal na proposta de empresa ― vale a pena para elevar o nível de satisfação dos trabalhadores. Alguns exemplos são:

  • Implantar a cultura de feedback;
  • Criar salas de mindfulness;
  • Investir na ginástica laboral.

Certamente, os profissionais vão apreciar o ambiente de trabalho um pouco mais leve, harmônico e descontraído, com momentos que os tiram por um momento o foco da rotina laboral ― sempre estressante e exaustiva.

2. Flexibilidade

Principalmente depois da pandemia da Covid-19, o home office é considerado uma ótima forma para tornar o trabalho mais flexível para os colaboradores. De repente, o mundo obrigou as empresas a se adaptarem a uma incógnita até então, porque por mais que fosse um modelo de trabalho promissor o home office ainda não era uma unanimidade.

Ainda assim, os ambientes corporativos se deram bem nessa aventura, inclusive crescendo o negócio, tanto que, o retorno às atividades laborais no escritório está no formato híbrido em muitos empreendimentos, isto, unindo o melhor dos dois mundos: trabalho presencial e online.

O home office dá mais autonomia para os colaboradores, redução de gasto para o deslocamento e de tempo para chegar a empresa, além de todo o conforto de executar sua função no conforto da própria casa e flexibilidade de horários para aproveitar melhor o dia.

Tantos benefícios de uma vez só poderiam deixar os profissionais muito satisfeitos e mais produtivos, sendo que, não é só o colaborador que é beneficiado com essa flexibilidade, as empresas gastam menos com essa estratégia, pois despesas do escritório diminuem.

Portanto, vale a pena apostar na flexibilidade do home office como um benefício corporativo.

3. Capacitações

Oferecer capacitações para os profissionais também é uma ótima forma de deixá-los felizes. Habilidades essenciais ou soft skills enriquecem o intelecto da equipe. Inclusive, extraindo o potencial de cada colaborador. Em outras palavras, você pode formar grandes talentos quando investe na amplitude de suas capacidades.

Além disso, os cursos disponibilizados não precisam ser exclusivamente cognitivos. Às vezes, as necessidades pessoais do profissional precisam de mais atenção do que suas competências para o trabalho.

Por exemplo, a falta de gestão emocional pode estar trazendo problemas recorrentes para o colaborador. O estresse e ansiedade provenientes de problemas pessoais somados às tarefas do trabalho, afetam gravemente seu bem-estar e destroem sua produtividade, porque se torna uma bola de neve de questões emocionais mal resolvidas.

Dessa forma, aprender controlar-se emocionalmente, com conhecimentos e práticas específicas dadas por profissionais peritos no assunto, podem fazê-lo melhorar sua qualidade de vida. De quebra, sua empresa também é beneficiada com um profissional mais satisfeito e produtivo.

Seja como for, o fato é que, além de ser um benefício corporativo, preocupar-se com a capacitação dos colaboradores é fundamental para o melhor desempenho de todos os papéis da empresa. Então não deixe de incentivar sua equipe com estes desenvolvimentos também.

4. Apoio psicológico

Se antes da pandemia o cuidado com a saúde mental era fundamental, após enfrentarmos esse grande desafio o apoio psicológico se tornou ainda mais importante.

Muitas empresas começaram a adotar essa medida para garantir maior qualidade de vida para seus colaboradores, através de parcerias e benefícios que promovem a saúde mental e a adoção de medidas como parcerias com clínicas de psicologia e psiquiatria, bem como uma gestão de pessoas cada vez mais acessível e aberta ao diálogo e suporte.

As empresas têm se organizado e planejado para entregar apoio psicológico para seus colaboradores em quatro frentes diferentes:

  • o desenvolvimento de lideranças capazes de identificar possíveis necessidades de seus colaboradores;
  • o oferecimento de atendimento psicológico na empresa;
  • a parceria com clínicas de psicologia e psiquiatria para atendimento dos colaboradores;
  • palestras sobre saúde mental;
  • estimular um ambiente saudável e seguro para essas pessoas, evitando cenários de excesso de trabalho, exaustão e burnout.

5. Parcerias

Apesar de muitos pensarem o contrário, os convênios não se limitam apenas à área da saúde. Na verdade, ele pode ser feito em diversos segmentos, como lojas de roupas e escolas de idiomas, por exemplo, sendo uma excelente opção de benefício corporativo.

Essas parcerias permitem que os colaboradores da sua empresa possam receber descontos e participar de promoções em diversos locais ― dependendo da quantidade de convênios que você fechar parceria ―, o que pode ajudá-lo na tarefa de reter os talentos e incentivá-los a serem mais produtivos. Conheça em mais detalhes esta opção:

Lazer

Realizar parcerias com teatros ou cinemas, por exemplo, podem servir como uma excelente alternativa de passeio para que seus colaboradores possam ir e levar sua família. Ou seja, não se trata de um benefício corporativo, mas também pessoal.

Educação

Descontos em graduação ou pós-graduação podem estimular seus profissionais a aperfeiçoarem suas habilidades ou adquirir novas. Por isso, fazer parcerias com canais de educação podem ser muito úteis para sua empresa, trazendo mais satisfação para os colaboradores pela oportunidade de crescimento.

Lojas

Oferecer uma lista de lojas parceiras para os colaboradores, com descontos em roupas, alimentos e eletrônicos pode deixá-los contentes. Afinal, quem não quer pagar menos nas compras e ver o tamanho dessa vantagem no fechamento do mês, não é?

6. Bem estar financeiro

Embora já tenhamos mencionado a importância de oferecer cursos, formações e capacitações para os colaboradores, é válido enfatizar a importância da educação financeira no seu desenvolvimento como um benefício corporativo.

Com o conhecimento necessário e um planejamento ideal de controle das finanças em mãos, os profissionais tendem a diminuir seu estresse com pendências, investimentos e comportamento de compra. Desse modo, a estratégia aumenta a produtividade dos colaboradores e os aproxima mais da sua empresa, trabalhando sua retenção.

7. Bem estar físico

Um movimento que observamos ao longo dos anos é o foco das empresas no bem estar dos colaboradores em todas as frentes: bem estar físico, financeiro e emocional.

Além dos benefícios citados anteriormente, que englobam a tranquilidade financeira dos colaboradores, apoio psicológico e de desenvolvimento profissional, uma outra tendência que está ganhando o mercado é o bem estar físico, muitas vezes representado pelo famoso gympass.

Trata-se de um benefício corporativo focado na saúde dos colaboradores e que oferece diversos benefícios como:

  • descontos e entrada em academias;
  • acesso à aulas de atividade física online;
  • acesso à aplicativos de atividades físicas;
  • acesso à aulas e práticas de meditação;
  • acesso à terapia.

Conclusão

Por fim, não há dúvidas de que os benefícios corporativos são fundamentais na estratégia do seu negócio. Os colaboradores ficam muito mais satisfeitos no trabalho quando percebem que não são apenas pessoas comuns exercendo determinado ofício, mas parte de um grande projeto do qual eles são importantíssimos.

A atração e retenção de talentos melhora com estas ações vantajosas para os profissionais, fazendo-os resistentes a qualquer proposta da concorrência para seguirem em frente na sua empresa. Além do mais, o nível de produtividade dos colaboradores aumenta, trazendo resultados ainda melhores.

Assim, conte com a Rufy para disponibilizar o benefício corporativo de autonomia financeira para os profissionais do seu time. Conosco eles vão organizar suas finanças pessoais por meio de um planejamento financeiro individualizado, tendo liberdade para alcançar seus sonhos com equilíbrio.

Nós garantimos que os seus colaboradores tenham tranquilidade na vida financeira para terem um melhor desempenho no trabalho, por se sentirem mais satisfeitos nesta área. Conheça mais do nosso trabalho!