Engana-se quem pensa que profissionais só olham para salário quando estão em busca de uma recolocação ou nova oportunidade no mercado de trabalho. A remuneração é um fator extremamente relevante, claro, mas o pacote de benefícios corporativos oferecido pela empresa também tem papel de destaque.

 

Às organizações cabe estar sempre atentas às mudanças que acontecem rotineiramente no mercado, principalmente depois que deu-se início à pandemia de covid-19, que afetou de forma definitiva a relação das pessoas com o trabalho.

 

De 2020 para cá, como praticamente tudo, o mercado de benefícios corporativos também sofreu profundas alterações e os colaboradores, hoje, olham ainda mais atentamente às vantagens extra-salário durante o processo seletivo.

 

Mas você sabe o que é tendência neste meio?

 

Tendência 1: Benefícios que cuidam da saúde física e mental do colaborador

A pandemia só acelerou e intensificou um processo que já vinha tomando forma há alguns anos. Ambientes tóxicos e abusivos, onde assédios moral e sexual poderiam ser abafados pela alta gestão já não são mais tolerados da forma como costumavam ser.

 

A saúde física e mental dos colaboradores têm sido uma preocupação crescente das empresas, que almejam ser reconhecidas como locais de trabalho inclusivos, que abraçam causas sociais e promovem um ambiente colaborativo e de crescimento para todos.

 

O recente reconhecimento da Síndrome de Burnout como uma doença ocupacional pela Organização Mundial da Saúde é só mais um exemplo de como a saúde das pessoas agora deve vir em primeiro lugar.

 

Líderes são encorajados a desestimular horas extras nas equipes sempre que elas não forem estritamente necessárias, e já é rotina que times de compliance criem canais de ouvidoria para receber denúncias anônimas de assédio e demais comportamentos abusivos por parte de quem quer que seja.

 

E quais os benefícios corporativos mais comuns quando o assunto é a saúde do colaborador?

 

Parcerias com academias de ginástica, convênios com planos de saúde que cobrem sessões de terapia e reembolso de consultas com psiquiatras são alguns deles.

 

Mas hoje, mais do que nunca, é preciso ir além dos benefícios mais óbvios e mostrar que a empresa está de fato interessada em promover o bem-estar dos colaboradores. E bem-estar, ao contrário do que muitos pensam, não tem a ver somente com a saúde física e mental.

 

E é aí que entra a segunda tendência.

 

Tendência 2: benefícios que olham para o bem-estar financeiro do colaborador

O trabalho é um aspecto muito importante na vida das pessoas. Contratados em regime CLT, por exemplo, costumam dedicar pelo menos um terço do seu dia exclusivamente para trabalhar. 

 

E é por meio do nosso trabalho que conseguimos pagar nossas contas, comprar comida e sustentar um modelo de vida que nos agrade. Mas não é só de boletos que a vida é feita. Todos temos metas, sonhos e objetivos que gostaríamos de realizar. E sabemos que nem sempre é possível contar com o melhor salário, então muitas vezes fica a sensação de que ganhamos menos do que deveríamos.

 

Esse sentimento, no entanto, também pode ocorrer porque a dificuldade em fazer a gestão correta do dinheiro é uma realidade para muitas pessoas. Dá para contar com os dedos quem teve aulas de educação financeira na escola, por exemplo.

 

Todos temos muito o que aprender – e os colaboradores não fogem à regra. Quando surge, então, um benefício corporativo que promete ajudar a trazer bem-estar financeiro para as pessoas por meio de um programa completo e que ensina a fazer o correto planejamento das finanças, aí é que mora o verdadeiro diferencial de um bom pacote de benefícios.

 

Saber gerir bem o dinheiro que cai na conta todo mês é uma arte que precisa ser ensinada e que pode fazer maravilhas na vida dos colaboradores.

 

É só parar para pensar: funcionários que não têm dívidas, que conseguem alcançar seus objetivos pessoais e que enxergam no seu trabalho a mola propulsora para ir ainda mais além, são aqueles que podem se considerar pessoas realmente felizes no ambiente de trabalho.

 

E um colaborador feliz não é tudo o que as empresas querem? Pessoas felizes produzem mais, pensam melhor, criam com mais intensidade e ajudam a fomentar um clima de colaboração, leveza e inspiração para todos ao redor.

 

 

Você já ouviu falar na Rufy? 

A Rufy é uma solução que promove o bem-estar financeiro dos colaboradores por meio de um benefício que oferece aos colaboradores da sua empresa a oportunidade de contar com um planejamento financeiro individual através de consultas com planejadores financeiros experientes e acesso a conteúdos exclusivos de educação financeira.

 

Quer saber mais? Entre em contato conosco clicando no botão abaixo.

Quero saber mais sobre a Rufy